Tecnologias criam jornada digital para imobiliárias em tempos de Covid-19

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Tecnologias criam jornada digital para imobiliárias em tempos de Covid-19

Com a consolidação da busca online por imóveis, startups catarinenses desenvolvem metodologias – do CRM à inteligência artificial – para levar digitalização à rotina das empresas do setor.

Com a consolidação da busca online por imóveis, startups catarinenses desenvolvem metodologias – do CRM à inteligência artificial – para levar digitalização à rotina das empresas do setor.  


[FLORIANÓPOLIS, 10.06.2020]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br 


A nova rotina de distanciamento social e os desafios impostos pela crise econômica que se abateu como resultado da pandemia da Covid-19 vão “obrigar” a transformação de muitos negócios. Especialmente aqueles que ainda dependiam da interação presencial com consumidores como, por exemplo, o mercado imobiliário.

“A forma tradicional como as imobiliárias oferecem serviços precisa ser repensada. Não basta captar um percentual fixo se a empresa fornece uma experiência ruim ao locatário quando ele precisa. É preciso ter um mindset voltado a oferta de produtos, pacotes, de maneira mais independente”, opina Pedro Catini, CEO do Bloco, startup que desenvolve projetos de inovação e transformação digital para o mercado

Na visão dele, há uma grande cadeia de serviços – de manutenção em diferentes níveis a seguros específicos, além de serviços que podem ser ofertados por meio de tecnologias digitais, como chatbots e inteligência artificial – totalmente inexplorada porque as empresas do setor ainda não entraram na era digital. No mundo pós-pandemia, não será possível se manter competitivo aguardando o cliente, literalmente, bater na porta, avalia. 

E como imobiliárias de pequeno e médio porte podem usar tecnologias disponíveis já no mercado para fazer a virada para o ambiente de serviços online? Nesta semana, o Bloco lançou uma “esteira digital” utilizando ferramentas como CRM, redes sociais e inteligência artificial voltada às imobiliárias interessadas em criar uma jornada totalmente digital para prospecção, captação e atendimento aos usuários.

Uma delas, desenvolvida com metodologia própria, automatiza atendimento por Whatsapp integrado a um sistema de relacionamento com clientes (CRM) gratuito. Como explica Pedro, “trata-se de um software passando informação para o atendente ou corretor, ajudando ele a falar para aquele perfil de cliente. A necessidade de personalização é antiga, vem desde os tempos pré-informática. O que mudou hoje é que a tecnologia permite nos dar mais informações com menos esforço. E no atual cenário digital, torna-se praticamente uma obrigação“. 

Há uma grande cadeia de serviços inexplorada no setor imobiliário porque muitas empresas ainda não entraram de fato no ambiente digital, diz Pedro Catini, CEO da proptech Bloco. / Foto: Divulgação

CHATBOTS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA DIGITALIZAR BUSCA E AQUISIÇÃO DE CLIENTES

No conceito da “esteira digital”, outras duas soluções foram desenvolvidas em parceria com outras empresas digitais. Uma delas é a conexão de um chatbot com a imobiliária, que recebe 24 horas por dia a demanda de interessados em alugar um imóvel. Estes leads são encaminhados para uma equipe de pré-vendas que por sua vez alimenta os interessados com recomendações de imóveis usando inteligência artificial.

“A pré-qualificação auxilia a equipe comercial a trabalhar com os contatos mais prontos para fechar os contratos. O processo pode ser gerenciado à distância, com dashboards (painéis) de avaliação de desempenho do gestor de locação, que pode acompanhar cada atendimento e negociação”, resume Pedro.

Outra opção às imobiliárias – especialmente aquelas de menor porte – é a adoção de uma plataforma de locação 100% digital, um modelo white-label desenvolvido pela startup Woliver e que utiliza inteligência artificial para gerar recomendação de imóveis e agendar visitas por meio do site. Também é possível fazer envio de proposta, documentos para avaliação de crédito e assinatura do contrato por meio da plataforma. A Woliver, criada no ano passado para levar tecnologias digitais às imobiliárias, já tem como clientes empresas no Sul e Sudeste do país.

A “esteira digital” lançada pela empresa, que une soluções de várias startups, cria uma jornada totalmente online para prospecção, captação e atendimento a usuários.

“O anúncio da maneira convencional, via portais de imóveis, não gera pré-qualificação. A tecnologia para este mercado tem como um dos principais objetivos reduzir o custo por aquisição de clientes. Daqui pra frente, a inovação no setor imobiliário será necessidade, não apenas diferencial”, resume o CEO do Bloco, uma iniciativa do braço de Venture Builder do Grupo Brognoli. A empresa atua há mais de 60 anos no mercado da Grande Florianópolis e, desde 2017, criou um time de inovação no LinkLab, programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). 

Desta experiência e do contato com dezenas de empreendedores, surgiu o Bloco, que hoje atua como um hub de inovação para o setor imobiliário, oferecendo inteligência em dados, design de serviço e criando um ecossistema de startups que desenvolvem diversas tecnologias direcionadas a à cadeia de aluguel e compra de imóveis.

Desde o início do projeto, o Bloco avaliou mais de 750 startups no país, fez conexão com 80 e selecionou 45 com produtos e soluções que podem ser aplicados desde já no mercado – em breve, elas serão disponibilizadas de maneira unificada em um marketplace a ser lançado pelo Bloco. 

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