Tecnologia rima com sustentabilidade? Documentário aborda modelo de desenvolvimento de Florianópolis

Voce está em :Home-Sociedade-Tecnologia rima com sustentabilidade? Documentário aborda modelo de desenvolvimento de Florianópolis

Tecnologia rima com sustentabilidade? Documentário aborda modelo de desenvolvimento de Florianópolis

“Ilha Inovação Sustentável”, que será lançado nesta quinta (14), abre debate sobre o crescimento da Capital catarinense – e como a TI local pode ajudar em programas de preservação ambiental e impacto social.

“Ilha Inovação Sustentável”, que será lançado nesta quinta (14), abre debate sobre o crescimento da Capital catarinense – e como a TI local pode ajudar em programas de preservação ambiental e impacto social

 

“Existe um processo de desenvolvimento baseado na inovação sustentável em Florianópolis?”. Esse é o questionamento central do documentário “Ilha Inovação Sustentável“, que reúne depoimentos de mais de 60 empreendedores, pesquisadores, artistas, representantes de ONGs, poder público e entidades associativas com atuação na capital catarinense.

O filme, com duração de 70 minutos, terá uma premiere para convidados nesta quinta-feira (14.03), no Cinesystem Iguatemi, e estará em cartaz para o público entre os dias 28 e 31 de março, no Centro Integrado de Cultura (CIC), sempre às 20h e com entrada gratuita. O debate ganha força na cidade em função da ascensão do setor de tecnologia nos últimos anos – que se tornou o setor com maior arrecadação de impostos ao município – e o crescimento vegetativo da região. Entre 2008 e 2018, a população de Florianópolis cresceu 22,5%, segundo o IBGE, passando de 402 mil para 492,7 mil habitantes.

“Queremos apoiar o polo de tecnologia daqui, ampliar a consciência sobre a cidade em que estamos vivendo e chamar a responsabilidade de todos que moram aqui em relação à preservação da nossa ilha”, comenta o engenheiro Rodrigo Sabatini, especialista em meio ambiente e presidente do Instituto Lixo Zero Brasil. Ele é um dos responsáveis pelo documentário, ao lado de Charles Cesconetto, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia na UNISUL, diretor de fotografia, produtor, documentarista e diretor executivo da Geofilmes Produções.


“A história do desenvolvimento de Florianópolis, nos últimos 50 anos, é claramente baseada em atividades de inovação”, analisa o superintendente geral da Fundação Certi, José Eduardo Fiates, em depoimento para o filme, que debate a importância de incluir jovens de comunidades carentes no ambiente de tecnologia. Como destaca o fundador da Flex, Topázio Silveira Neto, “como é que eu resgato aquele jovem de 20 anos que não teve uma boa educação formal no ensino médio e dou ferramentas para trazê-lo para nossa indústria do conhecimento?”.

“Ilha Inovação Sustentável é um chamado para que olhemos para esta cidade com sentimento de pertencimento e assumamos a responsabilidade por ela, pela sua preservação e pelo bem de todos os que a escolhem como lugar para viver”, resume Cesconetto.

O documentário é patrocinado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e pela Prefeitura de Florianópolis. Além dos patrocinadores, o filme conta com apoio da  Associação Catarinense de Supermercado (Acats), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Angeloni, Cinesystem Cinemas, Dialetto, Flex, Instituto Lixo Zero Brasil, Glóbulo, Majestic e Rá Incorporações.

O site do documentário é http://dociis.com.br/conteudo.html