Startup Summit 2023: como o setor de tecnologia catarinense quer conquistar mercados fora do país

Voce está em :Home-Internacionalização, Negócios-Startup Summit 2023: como o setor de tecnologia catarinense quer conquistar mercados fora do país

Startup Summit 2023: como o setor de tecnologia catarinense quer conquistar mercados fora do país

Comitivas internacionais, parcerias, lançamento de startup especializada e obra literária são alguns dos destaques que o ecossistema de SC apresenta

Comitivas internacionais, parcerias, lançamento de startup especializada e obra literária são alguns dos destaques que o ecossistema de SC apresenta aos 10 mil participantes do evento, que termina na sexta (25) em Florianópolis. / Foto: Fabricio de Almeida (Startup Summit)


[FLORIANÓPOLIS, 23.08.2023]
Redação SC Inova, com informações das Assessorias de Imprensa

A busca pelo mercado exterior será um dos principais temas do Startup Summit 2023. A sexta edição do evento, que começa nesta quarta (23), em Florianópolis, vai consolidar uma série de iniciativas do ecossistema e de empresas locais para internacionalizar o que já é realidade no mercado nacional.

Uma dessas ações é a formalização de uma parceria da área de internacionalização da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) com a Alemanha e a expansão do trabalho no Canadá. O vice-presidente da área, Henrique Bilbao, está há dois anos em terras canadenses quando a entidade colocou o tema entre as prioridades estratégicas.  Desde 2022, a ACATE ampliou a presença para países como Estônia, Canadá, Colômbia e China, além dos Estados Unidos,onde já existe parceria com um hub de Boston desde 2018.

“Por meio dessas parcerias, fazemos com que o empreendedor tenha um local para trabalhar e consiga fazer networking. Isso abre muitas portas. Temos feito um trabalho intensivo para mostrar o ecossistema de inovação de Santa Catarina e as suas empresas para o mundo”, afirma Bilbao. Uma comitiva canadense, com cerca de 10 pessoas, que recepcionou missão da ACATE ao Collision (Toronto) em junho estará presente no Summite e vai visitar também outros núcleos de inovação no estado, como Joinville e Blumenau. 

O lançamento do International Tech Hub (ITH), uma startup lançada em parceria entre a ACATE e a WTM International, empresa de importação e exportação com sede em Balneário Camboriú (SC).  O objetivo é estimular a busca pelo mercado externo desde cedo nas startups. Com mentorias e acompanhamento, o novo negócio focará na jornada inicial de internacionalização dos empreendedores. Leia mais aqui

Na quinta (24), acontece no Startup Summit o pré-lançamento do livro “Ponte para o Mundo”, que tem  co-organização dos empreendedores Alexandre Noronha, Rodrigo Lóssio e Daniel Leipnitz e reúne mais de 30 especialistas e lideranças em capítulos sobregovernança corporativa, exportação de produtos e serviços, expatriação corporativa, marketing e comunicação internacional – parte dos lucros das vendas repassados para projetos de inclusão social e formação em tecnologia. O livro, que tem edição-executiva da Editora SC Inova traz também cases de sucesso de empresas catarinenses de TI no mercado global. Leia mais aqui

Delegações de seis países terão estandes no Startup Summit: Portugal, China, Reino Unido, Israel, Estados Unidos e uma comitiva que agrega a Holanda e a Alemanha. Além disso, outros países estarão presentes, como os Emirados Árabes. 

O secretário de Articulação Internacional do Governo de Santa Catarina, Juliano Froehner, comenta que o estado possui posição privilegiada, o que contribui para que se torne um parceiro comercial de destaque. “Por sua condição estratégica, diferenciais competitivos, portos e localização geográfica sem igual, Santa Catarina é indiscutivelmente o melhor parceiro e o parceiro de melhor custo-benefício para funcionar como plataforma de lançamento em cadeias de valor e produtivas internacionais”, afirma Froehner.