Empresas desenvolvem soluções para a chamada “cadeia do frio”: softwares e sensores para monitoramento de produtos refrigerados. Na foto, os empreendedores Paulo Lerner, CEO da SYOS, e Caroline Dallacorte (PackID). / Foto: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 08.02.2023]
Redação SC Inova, com informações da SYOS
Duas empresas brasileiras que desenvolvem soluções tecnológicas para a chamada “cadeia do frio” anunciaram uma fusão nas operações. A carioca SYOS e a catarinense PackID (fundada em 2016 em Chapecó) seguirão juntas para solucionar um dos principais problemas de quem produz, transporta ou vende alimentos e medicamentos que necessitam de refrigeração: o desperdício e comprometimento de produtos por falta de conservação adequada.
A SYOS (acrônimo para “See You Online Soon”, do inglês, “te vejo online em breve”) foi fundada em 2019 na capital carioca e desenvolve software, sensores sem fio e inteligência artificial que identifica preventivamente problemas no acondicionamento de mercadorias perecíveis, além de informações como histórico de equipamentos e relatórios de acordo com exigências de órgãos sanitários. A startup atende supermercados, açougues, bares, restaurantes e centros de distribuição.
A PackID, por sua vez, nasceu no Oeste catarinense, com o foco no desenvolvimento de hardware e software para monitoramento de temperatura e umidade em tempo real para a cadeia de produtos perecíveis. A solução de inteligência de dados abrange baús de caminhão, câmaras frias, pallets e outros ambientes, com foco na rastreabilidade dos produtos da cadeia fria.
No ano em que surgiu, 2016, a empresa venceu a competição AdMaCom (Advanced Materials Competition), realizada em Berlim, concorrendo com outras 20 startups finalistas. Em seguida, passou por programas de desenvolvimento do ecossistema em Santa Catarina, como Sinapse da Inovação e StartupSC. Em 2020, foi selecionada pela Women Entrepreneurship (WE) – projeto voltado a startups com founders mulheres e que envolve a Microsoft Participações, Sebrae Nacional, Bertha Capital e Belvedere Investimentos – para receber um aporte de capital do fundo de investimentos WE Ventures.
Uma das fundadoras, Caroline Dallacorte, é tecnóloga em processos gerenciais, mestre em tecnologia e gestão da inovação e engenheira de alimentos – e agora passa a ser Diretora de Crescimento da SYOS. “Nossos clientes poderão enxergar uma união de forças, que trará mais resultados e ganhos para eles através da evolução tecnológica de serviços da nossa plataforma. Assim, poderemos entregar cada vez mais excelência, sempre buscando resolver a dor do cliente e contribuindo com o nosso propósito como empresa”, explica Caroline.
Para Paulo Lerner, CEO da SYOS, “ganharemos conhecimento de novo segmento de atuação e contaremos com a experiência no mercado da founder Caroline Dallacorte para virar referência na gestão do frio alimentar e fármaco”.
SIGA NOSSAS REDES