Nova controladora deve investir R$ 5 milhões nos próximos anos e espera triplicar presença da solução em prefeituras do país, que está hoje em 60 cidades.
Pouco mais de um ano após fazer o primeiro investimento na 1Doc, startup que desenvolve uma plataforma de digitalização de documentos e processos para o setor público, a Softplan anunciou nesta semana a aquisição total da empresa. Apesar de não ter divulgado o valor do negócio, a nova controladora anunciou que irá investir em torno de R$ 5 milhões nos próximos dois anos para integrar a solução da 1Doc em seu portfólio – além do setor público, a Softplan atua também no segmento de Justiça e Construção Civil.
Fundada em 2014 em Florianópolis por Jéferson de Castilhos e Jaison Niehues, a 1Doc está presente hoje em cerca de 60 prefeituras de diversos estados do país, gerenciando 11 milhões de documentos digitais e impactando diretamente 3 milhões de pessoas – o objetivo é expandir em pelo menos três vezes a sua presença nos municípios brasileiros até o fim de 2019.
O valor aportado na empresa será destinado para as áreas comerciais e de marketing, utilizando a força de canais da Softplan em todo o território nacional, além do desenvolvimento da própria tecnologia. “Com a aquisição da startup passamos a ter no portfólio uma oferta em nuvem que amplia o acesso ao mercado de prefeituras, caracterizado pela demanda por soluções de informatização inovadoras e de baixo custo”, afirma Moacir Antonio Marafon, sócio-fundador e diretor executivo da Unidade de Gestão Pública da Softplan.
A startup teve projeto-piloto na Prefeitura de São José, há seis anos, por meio de uma comissão de tecnologia para soluções internas. Como lembraram os sócios da 1Doc em entrevista ao SC Inova, toda a comunicação na época era feita no papel, demorava-se meses para comprar material de escritório e boa parte da equipe sequer tinha um e-mail oficial. A solução foi desenvolver uma solução “em casa”, que deu tão certo e acabou se tornando o embrião da startup.
No final de 2017, após chegar a dezenas de prefeituras de pequeno e médio porte e passar pelo programa de capacitação StartupSC na turma de 2014, a 1Doc recebeu o primeiro investimento da Softplan e passou a ocupar um espaço na sede da empresa, no Sapiens Parque.
LEIA TAMBÉM: O desafio da 1Doc para digitalizar gestão de documentos nas prefeituras brasileiras
Com 10 funcionários na equipe, a 1Doc pretende ampliar o quadro para até 25 pessoas a partir da aquisição pela Softplan – boa parte deve ser direcionada para o time de desenvolvimento tecnológico da plataforma e também para a área de customer success. A atuação dos sócios-fundadores permanecerá inalterada com a aquisição.
Segundo Jaison Niehues, a tecnologia desenvolvida pela startup simplifica os processos que hoje são analógicos na grande maioria dos órgãos públicos. “Por ser em nuvem e estar integrado na mesma plataforma, nosso diferencial será oferecer um leque de serviços e implantação rápida, virando a chave literalmente de um dia para o outro”, complementa.
SIGA NOSSAS REDES