Equipe do Colégio Bonja venceu categoria de Intraempreendedorismo da Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação (JEDI), realizado no Ágora Tech Park. / Foto: Divulgação (Join.valle).
[JOINVILLE, 12.06.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
O Colégio Bonja, de Joinville, venceua categoria Intraempreendedorismo da Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação (JEDI) 2023, em Joinville. A equipe, chamada de “Absentia”, disputou o pódio com outras equipes no Ágora Tech Park e defendeu uma solução de gerenciamento de ausências não programadas de professores.
O ponto central do case apresentado envolveu a temática do desafio gerado pelas substituições não programadas de professores. Diante disso, alguns impactos são gerados como: pausa na sequência dos conteúdos ministrados, fluxo inadequado de informações necessárias para a substituição e, principalmente, a quebra de rotina dos envolvidos na organização.
Na versão inicial da solução utilizou-se uma planilha virtual, na qual estão registradas as informações importantes para uma substituição. Quando o professor precisa se ausentar, ele notifica a pessoa responsável e ela, de forma rápida e assertiva, consegue identificar pessoas disponíveis e encaminhar as informações referentes àquela substituição. Os colaboradores que testaram a solução deram um feedback positivo, comentando a economia de tempo em até 50% para organizar as substituições.
“O reconhecimento com o 1º lugar na categoria de intraempreendedorismo é, sem dúvida, motivo de muito orgulho para o BONJA. Nossos educadores e colaboradores também são verdadeiros empreendedores, focados na resolução de problemas relevantes por meio da inovação, da tecnologia e de novos modelos de negócio. O Colégio BONJA, sendo a primeira escola de educação básica do Brasil, integrada a um parque tecnológico, demonstra todo o compromisso que tem com a comunidade escolar e com a sociedade. É também estar na vanguarda da educação!”, destaca o vice-diretor do Ensino Fundamental (4º ao 6º anos) do Colégio BONJA, Douglas Jonis Horst.
A Jornada JEDI é idealizada e executada pelo Join.valle e, em sua 10ª edição ocorreu ao longo de três semanas, as quais mesclaram de workshops, mentorias e muita mão na massa. Ao longo deste período, os participantes identificaram e validaram um problema, depois criaram e validaram uma solução que foi apresentada à banca no domingo (4).
PROJETO DEVE DIRECIONAR MAIS TEMPO ÀS AULAS E ACOMPANHAMENTO DE DOCENTES
De acordo com o vice-diretor Douglas Jonis Horst, o projeto ou MVP (Produto Viável Mínimo) desenvolvido pela equipe do Colégio Bonja, foi muito bem construído. “A partir das metodologias do JEDI e do processo de validação do problema, a equipe atingiu excelentes resultados. O projeto está focado na resolução de uma “dor”, de um problema real que as coordenações pedagógicas do colégio enfrentam diariamente. A intenção é que as coordenações pedagógicas possam ter mais tempo destinado às aulas e ao acompanhamento dos professores”, informa.
“A jornada representa um processo muito intenso de ação-reflexão-ação, nos move a pensar fora da caixa, e a colocar os sonhos na prática! Como professores ou gestores, é muito importante que vivenciemos experiências como essa, pois elas nos mostram o que o mercado de trabalho espera dos nossos estudantes: pessoas engajadas, proativas e comprometidas com soluções que possam melhorar a vida das pessoas”, comenta Alice Mueller, integrante da equipe Absentia.
Também integraram o grupo vencedor da Jornada JEDI os professores Caroline Vanessa Wendland, Felipe Ricardo Lovemberger, Ricardo Luiz Carneiro e o profissional de Tecnologia da Informação (TI), Vinícius Kern. O vice-diretor do Ensino Fundamental, Douglas Jonis Horst, e o diretor do Ensino Médio, Roberto Carneiro, atuaram como mentores do JEDI.
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