SC tem primeiro projeto de lei elaborado por inteligência artificial no país

Voce está em :Home-Sociedade-SC tem primeiro projeto de lei elaborado por inteligência artificial no país

SC tem primeiro projeto de lei elaborado por inteligência artificial no país

Protocolado pelo deputado “startupeiro” Matheus Cadorin, PL trata sobre estoque de medicamentos disponíveis nas unidades de saúde do Estado.

Protocolado nesta terça-feira na Assembleia Legislativa pelo deputado “startupeiro” Matheus Cadorin, PL trata sobre estoque de medicamentos disponíveis nas unidades de saúde do Estado. / Foto: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 01.03.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

O deputado estadual Matheus Cadorin (Novo), protocolou nesta terça (28.02) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina o que deve ser o primeiro projeto de lei elaborado por inteligência artificial no Brasil. O PL dispõe sobre a publicação de informações sobre o estoque de medicamentos disponíveis nas unidades de saúde do Estado.

De acordo com o deputado, o projeto foi elaborado com o uso de algoritmos e inteligência artificial, com o objetivo de tornar o processo legislativo mais eficiente e acessível. A iniciativa é inédita no país, e pode abrir caminho para o desenvolvimento de outras soluções tecnológicas que otimizem a elaboração de leis e a gestão pública.

Natural de Joinville e em primeiro mandato, Cadorin é formado em Relações Internacionais, tem experiência com startups e foi gestor de desenvolvimento econômico nas cidades de Joinville e Jaraguá do Sul. Segundo ele, o projeto de lei surgiu da necessidade de garantir a transparência no fornecimento de medicamentos. “Muitas vezes, as pessoas têm dificuldade de encontrar informações sobre o estoque dos fármacos. Com o projeto, queremos garantir que essa informação esteja disponível para todos, de forma clara e acessível”, afirmou o deputado.

O deputado, que é da área da tecnologia e se define como “startupeiro”, afirma que “o uso da inteligência artificial pode tornar o processo de elaboração de leis mais ágil e eficiente”. O projeto de lei elaborado por inteligência artificial – via ChatGPT – ainda precisa passar por diversas etapas até ser aprovado. No entanto, segundo ele, a iniciativa “representa um avanço significativo no uso da tecnologia para aprimorar a gestão pública e democratizar o acesso à informação”. 

LEIA TAMBÉM: