Zucchetti e Sebrae/SC oferecem diagnóstico, capacitação e ferramentas digitais para PMEs; inscrições vão até 30 de setembro. / Foto: Divulgação
[10.09.2025]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
A transformação digital das micro e pequenas empresas catarinenses ganhou um novo reforço com a expansão do programa Digitaliza Varejo, iniciativa da Zucchetti Brasil em parceria com o Sebrae/SC. Voltado para empreendedores de todas as regiões do Estado, o programa oferece gratuitamente diagnósticos de maturidade digital, capacitação e acesso a ferramentas tecnológicas para otimizar processos de gestão e aumentar a competitividade.
As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro e podem ser realizadas neste link. Desde o lançamento da iniciativa, cerca de 800 empreendedores já participaram das atividades.
O programa é estruturado em três eixos: um diagnóstico de maturidade digital, que identifica pontos de melhoria e oportunidades de crescimento; a elaboração de um plano de ação personalizado, com estratégias voltadas à eficiência operacional e à tomada de decisões baseada em dados; e a oferta de capacitação aliada ao acesso a ferramentas tecnológicas, que facilitam a implementação de soluções digitais em áreas críticas da operação.
De acordo com Bernardo Rachadel, diretor de Varejo da Zucchetti Brasil, o objetivo é criar um ambiente mais estruturado para os pequenos negócios. “O programa nasceu com o propósito de apoiar micro e pequenas empresas a otimizarem sua operação, oferecer diagnósticos precisos e capacitar os empreendedores para um crescimento mais estruturado. A tecnologia e a inovação são elementos fundamentais para dar mais previsibilidade e sustentabilidade aos negócios”, afirma.
No Brasil desde 2010, a Zucchetti Brasil tem reforçado sua estratégia de expansão no país por meio de aquisições, especialmente de empresas catarinenses. É o caso da Compufour, de Concórdia, especializada em softwares de gestão corporativa (em um negócio de R$ 100 milhões, em 2020), e da AppBarber, startup voltada ao setor de beleza adquirida em 2024 por R$ 25 milhões. Esses movimentos ampliaram o portfólio de soluções e fortaleceram a atuação da companhia no ecossistema local de tecnologia.
Para o Sebrae/SC, a digitalização é um fator-chave para o futuro dos pequenos negócios. “Nosso compromisso é apoiar os empreendedores catarinenses na adoção de soluções digitais que aumentem sua competitividade, ampliem o acesso a novos mercados e contribuam para o crescimento sustentável de seus negócios”, destaca Roberto Tavares, gerente de Competitividade do Sebrae.
SIGA NOSSAS REDES