Cocreation Lab lança edital para seleção de projetos inovadores no DF nesta quarta-feira, 21 de abril. Iniciativa expande em parceria com fundações, UnB e o Instituto Federal de Brasília. / Foto: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 20.04.2021]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
O Cocreation Lab, rede de pré-incubadoras para projetos inovadores com sede em Florianópolis, abre nesta quarta, 21 de abril, edital para seleção de ideias empreendedoras no Distrito Federal. As inscrições são gratuitas e o programa prevê cinco meses de pré-incubação sem custos aos projetos selecionados.
A expansão do projeto, presente em 20 cidades catarinenses, se dá por meio de parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), com apoio da Universidade de Brasília – através do Parque Científico e Tecnológico PCTEC/UnB e do CDT (NIT DA UnB) – e do Instituto Federal de Brasília. O programa terá quatro espaços de cocriação nessas instituições de ensino.
“O objetivo é transformar a região no que diz respeito à cultura da inovação e à criação de startups e empresas a partir de ideias criativas”, diz Renata Aquino, professora e coordenadora executiva do projeto no DF.
Dois polos do Cocreation Lab estarão na UnB: um no PCTEC/UNB localizado no campus Darcy Ribeiro e outro no campus FGA. Os outros dois ficarão nos campi do IFB: em Samambaia e São Sebastião. O objetivo é que esses espaços mobilizem as pessoas do DF e entorno, aproximando-os do ecossistema de inovação da região e impulsionando seu potencial em inovação e economia criativa.
“A chegada ao DF marca a abertura das primeiras unidades fora de Santa Catarina, onde o projeto nasceu e se desenvolveu com sucesso. Agora, estamos preparados para chegar a mais estados brasileiros e nos consolidarmos como a maior rede de pré-incubação do país”, comenta Luiz Salomão Ribas Gomez, idealizador do Cocreation Lab e professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
No Sul, a iniciativa tem apoio de parceiros como o Sebrae, universidades, entidades empresariais, Governo do Estado e prefeituras, além de uma rede de mais de 200 mentores – entre professores, empresários, donos de startups e profissionais consolidados no mercado.
Desde a fundação, já passaram pelo Cocreation Lab mais de 500 projetos, como a Smart Tour Brasil, iniciativa que visa a criação de rotas turísticas inteligentes com uso de tecnologia; o Conexão Solar, projeto que busca popularizar a energia fotovoltaica no Brasil com soluções para empresas integradoras e residências; a Newspass, primeira plataforma on-line que ajuda as escolas de ensino médio e os cursos pré-vestibulares no ensino de atualidades; e a Rentsy, plataforma para locação de equipamentos hospitalares que atua como um marketplace.
As inscrições podem ser feitas a partir de 21/4 pelo www.cocreationlab.com.br e pelos sites da Finatec e FAPDF.
SIGA NOSSAS REDES