Espaço que abriga mais de 40 empresas completou três anos de atividade no Sul catarinense. Foto: Maykol Cardoso
[CRICIÚMA, 17.02.2020]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Um dos marcos do desenvolvimento de empresas inovadoras em Criciúma foi a inauguração, há exatos três anos, do Plurall Coworking, um ambiente para fomentar startups e novos negócios que ocupou um prédio onde funcionava uma antiga fábrica de confecções, no bairro São Luiz. Atualmente, o espaço abriga mais de 40 empresas – entre elas o time de desenvolvedores da Simples Dental, startup referência do Sul catarinense, e várias outras empresas de tecnologia e serviços de contabilidade, engenharia, arquitetura, entre outras.
Na última quarta-feira (12.02), em evento para celebrar os três anos de atividade, os diretores do empreendimento anunciaram ao mercado os planos de expansão, como a entrada no mercado de franquias. A empresa preparou seu modelo de franchising com consultoria do especialista Frederico Loriggio, um dos responsáveis pelo projeto que levou o coworking paulista My Place Offices a este mercado.
O objetivo é atrair franqueadores investidores ou operadores para montar unidades da Plurall em outras cidades, com salas a partir de 100m². “Queremos levar a marca além de Santa Catarina e tornar nosso modelo uma oportunidade de negócio para todo o Brasil”, frisou o cofundador e sócio da Plurall, Claiton Pacheco Galdino.
Desde que foi inaugurado, o coworking se tornou um dos espaços preferenciais em Criciúma para eventos das comunidades empreendedoras: foi sede em duas edições do Startup Weekend, de eventos do Criciúma Dev (grupo de desenvolvedores), Design Talks (da comunidade de designers) e do Conexão Startups, que leva temas de interesse para quem quer conhecer o ambiente de inovação e tecnologia.
Esta vocação para eventos também motivou outro projeto de expansão anunciado nesta semana: o projeto do terceiro andar do prédio, que terá em uma área de 760m² lounges, área ao ar livre, auditório multifuncional, salas de apoio e espaços para reuniões.
Quando ficar pronto, o local receberá todos os eventos e reuniões da Plurall, abrindo espaço para novos offices e estações para coworkers no térreo, onde atualmente ocorrem cerca de 50 eventos por ano.
Segundo o sócio e diretor Jefferson Zappelini Filho, a ideia era expandir a partir do quinto ano de atividade, mas o projeto foi antecipado porque “nós produzimos muita troca de conhecimento e inovação no dia-a-dia e nos eventos que ocorrem aqui dentro”, ressaltou. Outra iniciativa anunciada pelos empreendedores é a criação de um “mercado coletivo e colaborativo” no local, reunindo opções de gastronomia, nos moldes de espaços de inovação em Florianópolis e São Paulo, por exemplo.
SIGA NOSSAS REDES