Laboratório de soluções para smart cities operado pela Macnica DHW no Perini Business Park, em Joinville (SC), já apoiou desenvolvimento de projetos de saúde, mobilidade urbana e elétrica, além de sustentabilidade ambiental.
Na foto: Fabricio Petrassem (gerente IoT Macnica), Emerson Edel (Perini Business Park), Akinobu Miyoshi e David Seu (Macnica/Japão), e Marcelo Hack (Perini). Foto: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 10.11.2022]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
O primeiro laboratório de soluções para smart cities instalado em um parque multissetorial do país, o Perini City Lab, foi o vencedor do prêmio Líderes 2022 na categoria Cidades Inteligentes, concedido pelo grupo empresarial LIDE Santa Catarina em evento realizado em Florianópolis (SC) no dia 09 de novembro. Também foram finalistas a WEG S.A., multinacional com sede em Jaraguá do Sul, e a Câmara Smart Cities da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).
Criado em 2019 para ser um “one-stop shop” de diversas soluções para cidades inteligentes, o Perini City Lab é operado pela Macnica DHW, unidade sul-americana da multinacional japonesa Macnica (uma das maiores distribuidoras de semicondutores do mundo).
Por meio do programa, já foram testados e desenvolvidos cerca de 15 projetos em verticais como saúde (Ágora Health, que inclui a farmácia-conceito Clamed Health Center, a clínica oftalmológica inteligente Sadalla.Smart e mais recente o lab de inovação InovaDona, do Hospital Dona Helena), mobilidade (parceria com o Waze Carpool e validação dos veículos elétricos compartilhados da startup GoMoov), sustentabilidade (gestão de resíduos, com a Organa Biotech).
“Foi uma honra participar deste prêmio, principalmente concorrendo com grandes projetos de renomadas empresas e entidades como WEG e FIESC, o que mostra o excelente resultado de um trabalho de três anos e nos dá impulso para continuar crescendo, agregando mais projetos e parcerias”, destaca Fabricio Petrassem de Sousa, gerente de IoT da Macnica DHW.
Como ele explica, o trabalho do Perini City Lab vai além da tecnologia, inovação, sensoriamento e desenvolvimento urbano: “o maior objetivo é melhorar a qualidade de vida e proporcionar um ambiente seguro, confortável, produtivo, eficiente e sustentável para que as pessoas possam se desenvolver tanto profissionalmente como pessoalmente”.
Fabrício destacou também a importância do Ágora Tech Park, parque tecnológico que serve como um ambiente de conexão e está localizado dentro do Perini Business Park. Atualmente, a Macnica DWH opera cinco espaços dedicados à inovação na área de cidades inteligentes no Ágora: o minimercado autônomo (121 Smart Shop), robô cortador de grama (Metro Cúbico Paisagismo e Jardinagem), plataforma de compartilhamento de vans (Share2Go), compostagem acelerada de resíduos orgânicos (Organa Biotech), coleta de resíduos de Isopor (Isopor Amigo).
SIGA NOSSAS REDES