“Muitos bons talentos não exploram ao máximo seus perfis ou currículos – e grande parte deles não sabe se comportar ou utilizar todo o potencial durante os processos de seleção“.
[FLORIANÓPOLIS, 03.06.2020]
Por Lui Holleben*
Faz um tempo que eu ajudava informalmente as pessoas com processos seletivos, especialmente em startups. Dava dicas, ajudava, trocava áudios e mensagens pois já vivi os dois lados da moeda: passar em startups concorridas e ao mesmo tempo contratar, desenvolver e demitir talentos ao longo da jornada.
Sempre foi uma “pulga atrás da orelha” conseguir escalar um conteúdo de qualidade que pudesse ajudar um sem-número de pessoas ao mesmo tempo pois eu achava que eu fazia muito pouco.
No papel de liderança, outra coisa me chamava a atenção: muitos bons talentos não exploravam o máximo de seus perfis no LinkedIn ou currículos e grande parte deles não sabia se comportar ou performar com todo o seu potencial em Processos Seletivos.
Quer exemplos?
- Bons candidatos que não sabiam o que a empresa fazia
- Bons candidatos que não sabiam explicar minimamente o produto que a empresa vendia
- Bons candidatos que se acham importantes demais para falar com o RH ou com possíveis pares – só dando importância a líderes
- Bons candidatos que trazem à tona o salário de maneira equivocada, parecendo que só se importam com isso, como um “leilão”
- E tantos outros pontos…
…que os eliminavam dos Processos Seletivos posteriormente!
O surgimento da ideia
Foi então que no começo da quarentena, compartilhei essas ideias com a grande amiga e psicóloga Amanda Scapini, e ela gostou da ideia desde o primeiro momento!
Quando geri a Amanda no time responsável por acompanhar processos seletivos de centenas de desenvolvedores – na startup manezinha GeekHunter – sempre notei que ela tinha um carinho especial por fazer evoluir candidatos em processos e um know-how que só psicólogas e psicólogos têm. E então juntamos forças!
Nosso objetivo é ajudar e futuramente conseguirmos abraçar projetos sociais a partir do “Back to Work”, uma iniciativa gratuita disponível aqui no site https://www.backtowork.com.br/. Interessados podem clicar em “cupom gratuito” e preencher um formulário simples – damos em seguida as orientações necessárias.
*Lui Holleben é especialista em Customer Success e atua, de Florianópolis, para a empresa norte-americana ActiveCampaign
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES