[OPINIÃO] O dilema dos processos seletivos

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[OPINIÃO] O dilema dos processos seletivos

Muitos bons talentos não exploram ao máximo seus perfis ou currículos – e grande parte deles não sabe se comportar ou utilizar todo o potencial durante os processos de seleção.

Muitos bons talentos não exploram ao máximo seus perfis ou currículos – e grande parte deles não sabe se comportar ou utilizar todo o potencial durante os processos de seleção“.


[FLORIANÓPOLIS, 03.06.2020]

Por Lui Holleben*

Faz um tempo que eu ajudava informalmente as pessoas com processos seletivos, especialmente em startups. Dava dicas, ajudava, trocava áudios e mensagens pois já vivi os dois lados da moeda: passar em startups concorridas e ao mesmo tempo contratar, desenvolver e demitir talentos ao longo da jornada. 

Sempre foi uma “pulga atrás da orelha” conseguir escalar um conteúdo de qualidade que pudesse ajudar um sem-número de pessoas ao mesmo tempo pois eu achava que eu fazia muito pouco. 

No papel de liderança, outra coisa me chamava a atenção: muitos bons talentos não exploravam o máximo de seus perfis no LinkedIn ou currículos e grande parte deles não sabia se comportar ou performar com todo o seu potencial em Processos Seletivos.

Quer exemplos?

  • Bons candidatos que não sabiam o que a empresa fazia
  • Bons candidatos que não sabiam explicar minimamente o produto que a empresa vendia
  • Bons candidatos que se acham importantes demais para falar com o RH ou com possíveis pares – só dando importância a líderes
  • Bons candidatos que trazem à tona o salário de maneira equivocada, parecendo que só se importam com isso, como um “leilão”
  • E tantos outros pontos…

…que os eliminavam dos Processos Seletivos posteriormente!

O surgimento da ideia

Foi então que no começo da quarentena, compartilhei essas ideias com a grande amiga e psicóloga Amanda Scapini, e ela gostou da ideia desde o primeiro momento!

Quando geri a Amanda no time responsável por acompanhar processos seletivos de centenas de desenvolvedores – na startup manezinha GeekHunter –  sempre notei que ela tinha um carinho especial por fazer evoluir candidatos em processos e um know-how que só psicólogas e psicólogos têm. E então juntamos forças!

Nosso objetivo é ajudar e futuramente conseguirmos abraçar projetos sociais a partir do “Back to Work”, uma iniciativa gratuita disponível aqui no site https://www.backtowork.com.br/. Interessados podem clicar em “cupom gratuito” e preencher um formulário simples – damos em seguida as orientações necessárias. 


*Lui Holleben é especialista em Customer Success e atua, de Florianópolis, para a empresa norte-americana ActiveCampaign

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