Novo projeto de desenvolvimento econômico em SC inclui entidades de tecnologia e amplia financiamento a inovação

Voce está em :Home-Sociedade-Novo projeto de desenvolvimento econômico em SC inclui entidades de tecnologia e amplia financiamento a inovação

Novo projeto de desenvolvimento econômico em SC inclui entidades de tecnologia e amplia financiamento a inovação

Modernização do Prodec, que inclui ACATE e Secretaria de CT&I no comitê técnico, também prevê a inclusão de novos itens financiáveis pelo programa

Modernização do Prodec, que inclui ACATE e Secretaria de CT&I no comitê técnico, também prevê a inclusão de novos itens financiáveis pelo programa, como redes de conectividade, software de sistema, data centers, inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT) e formação de capital humano. / Foto: SECOM


[FLORIANÓPOLIS, 17.11.2023]
Redação SC Inova, com informações do Governo do Estado

O Governo de Santa Catarina apresentou, nesta sexta-feira (17), a proposta de modernização do Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec). Em reunião na Fiesc, o governador Jorginho Mello detalhou a revisão que garantirá a inclusão de medidas voltadas às práticas ESG (ambientais, sociais e de governança corporativa) e de inovação.

A modernização do Prodec é liderada pela Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço (SICOS) e pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), com o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda. O programa, que em junho completou 35 anos, tem como base a concessão de incentivos para a implantação ou expansão de empreendimentos que venham a gerar emprego e renda no Estado.

São oito mudanças no programa. Uma trata dos critérios de descontos, que incluem as premissas ESG e de inovação. Será criada uma nova matriz de pontuação ESG, voltada aos municípios com IDH baixo. Um decreto deve ser assinado nos próximos dias para viabilizar o que foi anunciado.

Outra mudança é a inclusão da SCTI e da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) no Comitê Técnico do Prodec, que é responsável pela avaliação dos projetos que serão contemplados com o incentivo. Além disso, haverá uma oferta de juro zero aos projetos que tenham mais de 30% de investimento em inovação. A modernização também prevê a inclusão de novos itens financiáveis pelo programa, tais como redes de conectividade, software de sistema, data centers, inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT) e formação de capital humano, por exemplo.

“À medida que se apresenta a modernização do Prodec, a neoindustrialização assume um papel central nesse processo transformador. A atualização iminente do programa visa facilitar o financiamento de bens, produtos e serviços inovadores, ao mesmo tempo em que incorpora elementos essenciais para promover a sustentabilidade. Esse movimento estratégico posiciona o Prodec na vanguarda da evolução econômica e ambiental”, enfatiza o secretário Marcelo Fett (SCTI).