Criado pelos publicitários Felipe Melo (foto) e Pedro Moura, o doc “O não a gente já tem” mostra os desafios dos empreendedores e o impacto das startups no mercado tech catarinense. / Foto: Divulgação Pops Filmes
[FLORIANÓPOLIS, 07.02.2025]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
Um podcast sobre o mercado de tecnologia e inovação que encarou uma “profecia”, foi encerrado pela inquietude de seus realizadores e deu origem a uma série em vídeo com os empreendedores do ecossistema contando suas histórias.
A trajetória do publicitário e documentarista Felipe Melo e do publicitário e designer Pedro Moura ao registrar este cenário de inovação em Santa Catarina na websérie Making of Startups virou o documentário “O não a gente já tem”, que revela os bastidores e o impacto das startups no ambiente de negócios do estado e do país.
Em apenas dois anos, a websérie Making Of Startups, produzida pela Pops Filmes, documentou 25 startups em cidades estratégicas do estado como Florianópolis, Palhoça, Criciúma, Lages, Rio do Sul, Blumenau e Joinville. A primeira temporada foi focada em empresas da Capital, enquanto a segunda correu o estado, com apoio de líderes de comunidades e embaixadores de eventos de inovação.
Além dos episódios exclusivos sobre as startups, a produção também apresenta a spin-off Atores do Ecossistema, um projeto que destacou, por meio de conteúdos curtos (reels e shorts), a participação de mentores, coaches, líderes associativistas e outros agentes essenciais ao desenvolvimento do empreendedorismo em Santa Catarina.
“Os empreendedores vivem uma luta diária, silenciosa e sem muito apoio. Startups são pessoas reais, não apenas piscinas com bolinhas e post-its colados nas paredes”, ressalta a emprendedora Elisa Figueirôa (Ousaria), uma das entrevistadas no projeto. Outra personalidades como Leonardo Burtet (ex-49 Educação) e Daniel Leipnitz (ex-presidente da ACATE), compartilham suas perspectivas e reforçam a importância de registrar a evolução dos ecossistemas de inovação.
Como destaca Felipe Melo, o documentário “é um manifesto sobre a relevância da cultura do registro e do impacto do audiovisual na inovação e no empreendedorismo”.
O doc, de 25 minutos, está disponível no YouTube.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES