Se queremos construir um mercado de trabalho mais inclusivo e consciente, precisamos agir. A transformação só acontece quando tomamos medidas reais para mudar o que ainda nos separa da equidade de gênero. / Imagem: Dall-E/SC Inova
[12.03.2025]
Por Gabriela Werner, CEO Impact Hub Florianópolis
A economia de impacto é, acima de tudo, um caminho para um mundo mais justo, inclusivo e sustentável. E, dentro dessa jornada, as mulheres têm desempenhado um papel importante. Do empreendedorismo social à liderança em grandes corporações, elas estão à frente da criação de soluções inovadoras para os desafios mais urgentes da sociedade.
Mas, apesar do protagonismo feminino cada vez maior, ainda há barreiras a serem superadas. A desigualdade de gênero persiste em diversas esferas, incluindo a salarial. No Brasil, as mulheres ainda ganham, em média, 20,7% menos que os homens para exercerem as mesmas funções. Essa disparidade reflete não apenas uma injustiça histórica, mas também a necessidade urgente de ações concretas para mudar esse cenário.
No ecossistema de impacto, vemos mulheres criando negócios que promovem inclusão, sustentabilidade e inovação social. Elas não apenas constroem novas soluções, mas também redefinem a forma como o mercado pode gerar valor, indo além do lucro e considerando o impacto positivo na sociedade. No entanto, para que esse movimento continue crescendo, é essencial que as condições de trabalho sejam justas e igualitárias.
Na Companhia de Impacto, grupo de negócios que gerencia os Impact Hubs de São Paulo, Floripa, Porto Alegre e Cuiabá, nós fazemos a nossa parte para incentivar o protagonismo feminino. Hoje, 71% das posições de liderança da organização são ocupadas por mulheres. Esse dado reforça o nosso posicionamento de garantir espaços em que as mulheres possam crescer profissionalmente e liderar a construção de um futuro mais sustentável e equitativo.
Além disso, no ano passado, tivemos a honra de atuar no Prêmio de Empoderamento das Mulheres da Fundação Bayer, em parceria com a Impact Hub Network, nossa rede global. Foram premiadas empresas lideradas por mulheres que impulsionam mudanças transformadoras, pioneiras em inovações em saúde, nutrição e soluções inteligentes para o clima. As vencedoras receberam acesso a um programa acelerador de 6 meses, um prêmio em dinheiro de € 25.000 para impulsionar seus negócios, orientação e experiência personalizadas, além de uma viagem patrocinada para a cerimônia de premiação em Berlim, entre outros benefícios. Uma iniciativa reflete nosso compromisso em fortalecer redes de apoio e fomentar oportunidades para mulheres que estão mudando o mundo.
Outro grande passo nessa direção foi a execução do programa Empreendedoras Tech. Essa iniciativa do MDIC e do Sebrae, em parceria com a ENAP e o Impact Hub Brasil, tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo inovador de base tecnológica para micro e pequenas empresas lideradas por mulheres.
O programa oferece mentorias e capacitações, desde a fase de ideação até a escalada, promovendo um ecossistema tech mais inclusivo e inovador. Em sua última edição, contou com 566 inscritas e selecionou 70 empreendedoras para receber suporte especializado. O impacto dessa ação se reflete no fortalecimento das redes de apoio e na criação de soluções tecnológicas lideradas por mulheres, contribuindo para um setor mais diverso e competitivo. Além disso, os negócios aumentaram o seu faturamento em 58% no período.
Além disso, o programa Salto Aceleradora realizou quatro turmas exclusivas para mulheres negras em São Paulo ao longo de 2024. Desenvolvido com metodologia do Impact Hub, o programa tem como foco apoiar pequenas empreendedoras, oferecendo conhecimentos em gestão, finanças, vendas e marketing, além de mentorias individualizadas e a oportunidade de participar de feiras de negócios. Essa iniciativa fomenta o crescimento sustentável de negócios liderados por mulheres negras, ampliando o impacto no ecossistema empreendedor.
Foi pensando em expandir esse protagonismo que a Companhia de Impacto decidiu tomar uma atitude pelo 8° ano consecutivo. Entre março e maio, período que celebra o Mês da Mulher e o Mês das Mães, todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino e pessoas não-binárias terão um abatimento de 20,7% no valor dos planos individuais de coworking nas unidades do Impact Hub Floripa, ação que reflete exatamente a disparidade salarial que ainda enfrentamos e representa um pequeno, mas significativo passo para um futuro mais equitativo.
Se queremos construir um mercado de trabalho mais inclusivo e consciente, precisamos agir. A transformação só acontece quando tomamos medidas reais para mudar o que ainda nos separa da equidade de gênero. E é assim que seguimos: fortalecendo redes, criando oportunidades e garantindo que o impacto positivo gerado pelas mulheres seja amplificado.
Juntas, seguimos construindo um futuro mais justo.
SIGA NOSSAS REDES