Um pequeno estado da federação, economicamente diversificado e historicamente empreendedor. Reconhecido nacionalmente por seu potencial turístico e sua qualidade de vida, Santa Catarina avança nestas primeiras décadas do século XXI como um dos mais promissores polos de inovação do Brasil.
Em um momento marcado pela disrupção digital, que gera um novo ecossistema de negócios baseado na ascensão da economia criativa e pelo estímulo ao empreendedorismo, Santa Catarina tem se destacado em vários indicadores: três cidades entre as 15 mais empreendedoras do país segundo a Endeavor; estado com maior crescimento (em contratações) na área de Tecnologia da Informação e Comunicação do país; um forte cenário de startups e novos negócios, atraindo investidores para projetos inovadores; o surgimento de coletivos e grupos sociais envolvendo profissionais multidisciplinares.
Há, porém, uma visão local de que “Santa Catarina não sabe se vender” e que há uma “falta de identidade” que dificulta o reconhecimento nacional e internacional sobre as iniciativas desenvolvidas aqui. Junta-se a este panorama o momento de disrupção no mercado editorial brasileiro, que tem derrubado muitos veículos tradicionais de mídia e só amplia a sensação de vazio na cobertura das inovações desenvolvidas no estado.
É justamente neste cenário que surge o SC Inova, projeto editorial que tem como missão cobrir – e ajudar a descobrir – as iniciativas de inovação e empreendedorismo em Santa Catarina. E não estamos falando apenas da inovação tecnológica, mas especialmente da inovação no desenvolvimento de pessoas, de projetos e serviços, mostrando a ascensão da economia criativa. Nosso foco é contar histórias de quem faz a diferença, inspirando outros leitores e ajudando a criar conexões que fortaleçam o mercado e a qualidade de vida em Santa Catarina.
“O meio social e cultural também fornece um mecanismo para atrair diversos tipos de pessoas e promover a rápida transmissão de conhecimento e ideias. (…) O ethos criativo permeia tudo, desde a cultura no ambiente de trabalho até os valores e as comunidades, nos fazendo repensar nossa função econômica e social e reformular nossa própria identidade.”
Richard Florida em A Ascensão da Classe Criativa (2005)
Esta é nossa missão e propósito.
Se você se identificou com algum destes pontos de vista, este projeto também é seu.
Você está em casa!
Fabrício Rodrigues
editor
SIGA NOSSAS REDES