Finanças, Estratégia e Capital de Risco: MBA impulsiona profissionais em área crucial para crescimento de negócios

Voce está em :Home-Negócios-Finanças, Estratégia e Capital de Risco: MBA impulsiona profissionais em área crucial para crescimento de negócios

Finanças, Estratégia e Capital de Risco: MBA impulsiona profissionais em área crucial para crescimento de negócios

Pós-graduação desenvolvida pelo Cesusc pretende elevar maturidade de gestão e negócios na área financeira, com ênfase em inovação e startups

Pós-graduação exclusiva e híbrida – desenvolvida pela Faculdade Cesusc, de Florianópolis – pretende elevar maturidade de gestão e negócios na área financeira, com ênfase no ambiente de inovação e startups. 

Curso é voltado a profissionais de Administração, Contabilidade, Economia, Engenharia e a quem busca atuar na área financeira. / Fotos: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 26.06.2024]
Por Redação SC Inova,
scinova@scinova.com.br 

Na Nova Economia, ter conhecimento em finanças, estratégia e capital de risco é crucial para entender o contexto de desenvolvimento das organizações. A crescente complexidade dos mercados exige profissionais cada vez mais preparados para tomar decisões estratégicas e financeiras. Startups, gestoras de venture capital, líderes de aceleradoras, incubadoras e outras entidades que apoiam o mercado, necessitam de talentos capazes de navegar pelos desafios de financiamento, planejamento estratégico e crescimento sustentável.

Em resposta a essas demandas, o Cesusc oferece um curso de MBA em Finanças, Estratégia e Capital de Risco, com uma duração de 18 meses e carga horária de 360 horas, ministrado em formato híbrido. O modelo combina aulas presenciais e online, facilitando a participação de profissionais que buscam conciliar estudos com suas atividades profissionais. 

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

O curso foi inspirado nas maiores escolas de negócio do país, agregando a área de Finanças à Nova Economia, envolvendo assim o ecossistema tecnológico e de inovação de Santa Catarina. “A Gestão Financeira deve servir à estratégia do negócio e não apenas à análise passiva dos números”, argumenta uma das coordenadoras do MBA, a Profª Esp. Maria Faccio, economista perita, consultora e mentora na Rede ACATE, com atuação em gestão financeira, inovação e empreendedorismo. Ao lado dela na coordenação está a Profª Dra. Juliana Gallas, doutora em Administração com vasta experiência acadêmica e prática na área.

Para a coordenadora, há desafios a serem vencidos tanto entre profissionais, empresas e o mercado como um todo – o que justificou a criação deste curso. “Muitas empresas estão carentes de profissionais com ‘cabeça de executivo’, atuantes na visão da estratégia do negócio dentro da área financeira. Além disso, muitos profissionais que atuam diretamente nos negócios estão em busca de um conhecimento mais estratégico, agregado ao que já conhecem sobre finanças – e sentem que podem potencializar ainda mais suas entregas e, consequentemente, o crescimento e a sustentabilidade do negócio”.

Além disso, destaca a professora, o mercado também amadureceu, exigindo não só capacidade operacional e tática, mas também de estratégia nos negócios. “A Gestão Financeira deve trazer luz para a estratégia, a análise dos dados, de forma macro, deve transcender a atuação pura e simples da função intrínseca das finanças para que se torne parte da cultura do negócio. É a partir daqui que se construirão grandes e sólidos negócios, e por isso desenvolvemos esse curso, para trazer forte conhecimento estratégico para os profissionais atuantes e os futuros executivos do mercado”.

As coordenadoras do MBA, profa. Dra. Juliana Gallas e a Profa. Esp. Maria Faccio: “gestão financeira deve servir à estratégia do negócio e não à análise passiva dos números”.

A QUEM SE DESTINA

O MBA é destinado a profissionais graduados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Engenharia ou áreas correlatas ao Financeiro, que atuam no segmento de gestão de finanças no mercado tradicional ou de tecnologia, startups, empresas de prestação de serviços, projetos de consultoria e desenvolvimento de novos negócios. O corpo docente é composto por especialistas e mestres com amplo conhecimento e atuação no mercado.

O curso é dividido em três módulos principais, cada um focado em diferentes aspectos da gestão financeira e estratégica:

1. Fundamentos e Gestão Financeira   

– Matemática Financeira
– Contabilidade Empresarial
– Finanças Corporativas
– Análise das Demonstrações Financeiras
– Administração de Capital de Giro
– Gestão Estratégica de Custos e Precificação
– Mercado de Capitais

2. FP&A e Estratégia

– FP&A como Inteligência de Negócio
– Finanças 4.0: A Transformação Digital e o Novo CFO
– Mercado, Tendências e Cenários Econômicos
– Estratégia Empresarial
– Orçamento e Planejamento Financeiro
– Governança, Gestão de Riscos e Compliance
– ESG e Oportunidades em Finanças

3. Finanças e Capital de Risco

– Gestão Financeira para Startups
– Funding e Análise de Performance
– Fundos, Venture Capital e Private Equity
– Modelagem e Projeções – Valuation
– M&A: Fusões e Aquisições
– Da Tese ao Closing: Corporate e Startup

O MBA oferece como diferenciais:

– Imersões e aprendizagem na prática
– Apoio à carreira dos alunos
– Inovação em metodologias de ensino
– Cursos que atendem a diferentes necessidades e impulsionam a carreira dos profissionais

O corpo docente é composto por CFOs, COOs, diretores, gestores, coordenadores, investidores, advisors de startups, controllers, empresários, consultores e autores best sellers – todos atuantes nas áreas de suas disciplinas. 

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO E DÊ UM SALTO EM SEU CONHECIMENTO NA ÁREA FINANCEIRA

Conteúdo oferecido por