Mapeamento aponta perfil das startups nas comunidades empreendedoras em Santa Catarina

Voce está em :Home-Sociedade, StartupSC-Mapeamento aponta perfil das startups nas comunidades empreendedoras em Santa Catarina

Mapeamento aponta perfil das startups nas comunidades empreendedoras em Santa Catarina

Levantamento da ABStartups mostra raio-x do ecossistema de Joinville, Blumenau, Chapecó e Balneário Camboriú/Itajaí. Confira os dados destacados pelo SC Inova.  

Levantamento da ABStartups mostra raio-x do ecossistema de Joinville, Blumenau, Chapecó e Balneário Camboriú/Itajaí. Confira os dados destacados pelo SC Inova.  

 

Na próxima quinta-feira (28.11), tem início em São Paulo mais uma edição da Conferência Nacional de Empreendedorismo e Startups (CASE 2019), evento promovido pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups) que reúne as principais comunidades de inovação e tecnologia do país e premia os destaques do ambiente de novos negócios (SC por sinal disputa com 8 finalistas em 13 categorias doa Startup Awards – confira aqui a lista). 

Em todo o país, a entidade identificou 77 comunidades de Norte a Sul, das quais 20 estão localizadas na região Sul: sete no PR, sete no RS e outras seis em SC. Aqui em Santa Catarina, o grau de maturidade e evolução varia muito, já que cerca de 80% das empresas e do faturamento total do setor de tecnologia (dados do Acate Tech Report 2019) fica concentrado nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte – as regiões que desenvolvem este setor há mais de três ou quatro décadas.   

Recentemente, a ABStartups divulgou um Mapeamento de Comunidades da Região Sul, destacando o volume de startups (perfil e porte), investimentos recebidos e demais componentes de seus respectivos ecossistemas. Num recorte regional, o SC Inova destaca aqui os principais dados das comunidades catarinenses e faz uma comparação com o volume de novos negócios estabelecidos nas outras regiões de Paraná e Rio Grande do Sul. 

Detalhe: o ecossistema de Florianópolis – que tem a maior densidade de startups e volume de faturamento do estado – não foi destacado neste levantamento, que detalha informações sobre as comunidades de Joinville, Blumenau, Chapecó e a Costa Valley (Balneário Camboriú, Itajaí e região). Porém, há dados consolidados sobre as comunidades de Porto Alegre (onde foram mapeadas 357 startups ativas) e Curitiba (283). 

Em linhas gerais, apesar de algumas comunidades no PR e RS terem um volume maior ou equivalente de startups em comparação às de SC – como o Vale do Sinos/RS (72) negócios Londrina (51) e Sudoeste Paranaense (128) – é possível notar pelo levantamento que, proporcionalmente, Santa Catarina concentra um nível maior de scale-ups e, no geral, há um percentual maior de empresas nas regiões que receberam investimentos anjo/seed ou series A.

Confira aqui alguns dos indicadores das comunidades catarinenses:

JOINVILLE
Das 62 startups identificadas na região, 58% estão na fase de tração e 20% já são consideradas scale-ups (com crescimento médio acima de 20% ao ano durante mais de três anos), uma das maiores taxas de maturidade entre os ecossistemas do Sul do país. Destas, 32% têm entre um e cinco funcionários e 31% contam 6 a 10 pessoas em suas equipes. Entre as que receberam algum tipo de investimento, grande parte (44%) foi via anjos ou seed capital, 16% por meio de aceleradoras e apenas 6% chegaram a um aporte series A.

BLUMENAU
O mapeamento identificou 46 startups na maior cidade do Vale do Itajaí, das quais 34% estão na fase de tração e 16% já são scale-ups. Ainda que mais da metade destas (53,7%) tenha times pequenos (de 1 a 5 pessoas), há um pequeno universo (5%) de empresas que superam a marca de 100 colaboradores. Mais da metade operam no sistema de Software como Serviço (SaaS). Em termos de investimento, 16% destas já receberam algum aporte de anjos ou seed, enquanto 8% chegaram à rodada série A.

BALNEÁRIO CAMBORIÚ/ITAJAÍ
A comunidade Costa Valley tem se destacado pelo crescimento de startups nos últimos anos. Já são 36 novas empresas inovadoras mapeadas, das quais 45% estão na fase de tração e 13% são scale-ups. Apenas 17%, porém, receberam algum tipo de investimento (aceleradoras).

CHAPECÓ E OESTE
A comunidade Desbravalley, que representa Chapecó e demais cidades da região Oeste, teve 25 startups mapeadas pelo levantamento, sendo que 27% delas desenvolvem soluções para o principal setor econômico da região, o agronegócio (agrotechs). Do universo de empresas inovadoras nascentes, 44% estão na fase de tração, sendo que grande maioria (62%) são formadas por 1 a 5 pessoas. Metade delas fatura até R$ 50 mil/mês e 44% receberam recursos de anjos e seed capital. 

O documento completo está disponível neste link: https://abstartups.com.br/mapeamento-sul/