Estudo realizado por alunos do Mestrado da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aponta a necessidade de atuação conjunta desta “tríplice hélice” para ampliar o impacto das ações. Este é o tema do novo episódio do nosso podcast.
[FLORIANÓPOLIS, 21.08.2020]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Um mapeamento desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) apontou que setor produtivo (entidades empresariais e startups), setor público (governo estadual e prefeituras) e universidades adotaram 423 práticas inovadoras para combater os efeitos da pandemia de Covid-19 em Santa Catarina nos últimos meses.
O levantamento pode ser acessado em udesc.br/esag/comunidade/inovacaonapandemia e identificou que a maior parte das ações realizadas têm foco em educação, economia e emprego, saúde e bem-estar.
Os autores são os alunos da disciplina Gestão da Inovação, do Mestrado Profissional em Administração, Camila Ferreira, Christiana Lima, Eduarda Montibeller Schuch, Jorge Braun Neto e Leonardo Valente Favaretto – coordenados pelas professoras Dannyela Lemos e Micheline Hoffman. Além deste mapeamento de ações, os alunos desenvolveram um infográfico com os principais dados da pesquisa e um vídeo de apresentação
Nesta edição do SC Inova Cast, conversamos com uma das autoras do estudo, a mestranda Christiana Lima, que falou sobre a iniciativa, a metodologia de pesquisa e analisou também o impacto dessas ações no estado.
Uma das conclusões é que “existe uma lacuna, um espaço para que todos esse atores que foram analisados se conectado de outras formas para gerar inovações em conjunto. Um dos objetivos desse inventário é justamente identificar estas ações e mostrar como diferentes segmentos podem atuar de maneira conjunta”, analisa Christiana.
PERFIL DAS AÇÕES POR SEGMENTOS
As ações ligadas a saúde e bem-estar predominam nas ações do governo estadual (67%) e das prefeituras (37%). Nos municípios a educação também tem papel relevante, principalmente com ações voltadas para o ensino remoto e a assistência a pais e alunos.
Entre as universidades, 60% das ações mapeadas se referem a atividades ou bens físicos para a comunidade que foram criados ou adequados à realidade da pandemia. E 29% são relacionadas à adequação das práticas administrativas, como mudanças nos processos e formatos de trabalho.
Um exemplo é um jogo, criado pela Udesc Joinville, com objetivo de ajudar no treinamento muscular respiratório e na expansão pulmonar, tratamentos necessários a pacientes que desenvolveram fraqueza muscular ou fibrose pulmonar decorrente da infecção por Covid-19.
Nas associações empresariais e startups, as principais ações estavam relacionadas a economia e emprego. O levantamento evidenciou que 28% das iniciativas envolveram apoio financeiro ou colaboração com terceiros.
SC INOVA CAST: acompanhe aqui os episódios anteriores de nosso podcast
Disponível também nas plataformas Google Podcasts, Anchor, Radio Public e Pocket Casts.
Confira também outras iniciativas de combate à Covid-19 já publicadas pelo SC Inova
SIGA NOSSAS REDES