LifesHub: plataforma de inteligência em dados orienta investimentos na área de saúde

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LifesHub: plataforma de inteligência em dados orienta investimentos na área de saúde

Startup criada por médicos e cientistas de dados conquistou clientes de grande porte e agora foca na captação de investimentos para expansão

Solução criada em Florianópolis por médicos e cientistas de dados com atuação na área de saúde, startup conquistou clientes de grande porte e agora foca na captação de investimentos para expansão. / Foto: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 30.05.2022]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Identificar oportunidades de novos mercados, demandas por equipamentos, tendências de crescimento ou queda no uso dos serviços de saúde com uma alta assertividade é o foco da LifesHub, healthtech criada em Florianópolis que, desde 2019, fornece dados estratégicos para a tomada de decisão dos clientes deste segmento. 

A plataforma já tem no portfólio gigantes como Siemens, Hermes Pardini e Baxter e atende indústrias de equipamentos (órtese, prótese e medicamentos), além de rede assistencial (hospitais, consultórios, laboratórios diagnósticos) rede de saúde suplementar, planos de saúde coletivos e fornecedores de saúde, como prestadores de serviços e rede farmacêutica.

A solução foi desenvolvida a partir da experiência de seus fundadores – médicos e cientistas de dados egressos do segmento de saúde – que identificaram uma dificuldade de acesso ao conhecimento e desconexão entre as informações existentes.

“Gerar inteligência estratégica em saúde é complexa, pois os serviços são fragmentados e as informações se tornam incompletas. De um lado, temos o Sistema Único de Saúde e, de outro, a saúde suplementar e, dentro dela, toda a gama de fontes pagadoras, planos de saúde, hospitais, clínicas e profissionais”, afirma um dos fundadores da plataforma, o médico radiologista Ademar Paes Jr, que também é presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM).

Ao organizar as diversas fontes de dados sobre a saúde e estruturá-las como informações estratégicas, foi possível oferecer uma fonte de conhecimento e indicadores capazes de fundamentar a tomada de decisão de empresas e profissionais. “Uma empresa de saúde que queira abrir uma unidade em determinada cidade, precisa saber quem são os médicos, equipamentos e planos de saúde disponíveis na região, estrutura hospitalar, outras empresas e o tíquete médio da população”, complementa Ademar.

Com modelo SaaS, a solução foi validada em 2020 e conquistou os primeiros grandes clientes no ano passado. Para 2022, a empresa está focada na captação de investimentos para implementar seu plano de negócios e expandir a participação de mercado.

INDICADORES DE DEMANDAS NORTEIAM ESTRATÉGIAS COMERCIAIS

A plataforma converge mais de 5 terabytes de dados obtidos de diversas fontes, como ANS, Receita Federal, DataSUS, entidades de classes entre outros, totalizando mais de 300 fontes de informação sobre o mercado de saúde. O cruzamento de todos esses dados permite realizar a análise de mais de 1,2 milhão de empresas, 3 milhões de profissionais, 78,3 milhões de beneficiários de sistemas de saúde suplementar e 7,5 bilhões de procedimentos anuais, entre outros, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Como nossa base de dados engloba todo o mercado de saúde, conseguimos entender como é a melhor forma de usar tais informações para melhorar vendas ou gestão de cada cliente, fornecendo dados estratégicos para a tomada de decisões e qualificando o mercado consumidor a partir dos atributos que o usuário entende como relevantes”, ressalta Cairo Bueno, Diretor de Tecnologia da LifesHub.

Uma aplicação prática dessa base de dados está na identificação de oportunidades de mercado que são processadas em algoritmos. “Uma determinada indústria queria vender mais ultrassom e não sabiam como fazer para identificar no mercado os potenciais clientes. Com a plataforma, conseguimos filtrar oportunidades de clínicas que realizavam atendimentos de saúde da mulher e que não possuíam equipamentos para ultrassonografia, ou clínicas com um grande volume de pacientes atendidos com apenas um aparelho de ultrassom. São dados que servem de indicadores de demanda e norteiam a estratégia da equipe comercial”.

De acordo com o diretor, mais de 100 indicadores como este já foram criados, gerando informações estratégicas para potenciais clientes e regiões ideais para expansão de clínicas, profissionais e indústrias de equipamentos.

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