Debates abordaram o papel transformador do empreendedorismo e revelaram as finalistas da Startup Competition no Cais Mauá. Fotos: Divulgação
[PORTO ALEGRE, 10.04.2025]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
O segundo dia do South Summit Brazil 2025, realizado nesta quinta-feira (10), transformou novamente o Cais Mauá, em Porto Alegre, em um espaço voltado à troca de conhecimento e discussão sobre temas estratégicos do ecossistema de inovação. A programação reuniu empreendedores, especialistas e líderes em torno de tópicos como ESG, inteligência artificial, diversidade e o papel da mulher nos negócios.
Entre os destaques da jornada de conteúdo estiveram Luiza Helena Trajano, Alcione Albanesi e Cris Arcangeli, três nomes de relevância nacional no campo do empreendedorismo.
Luiza Helena Trajano participou de dois painéis: “IA: democratização, diversidade, e crescimento na América Latina” e “Liderança Consciente”, este último ao lado de Albanesi. Durante sua fala, ela defendeu a conexão entre responsabilidade social e resultados de negócio:
“Eu acho que o consumidor final quer uma empresa que tenha compromisso com a sua equipe e que tenha um projeto. Se o Brasil for bem, se o pessoal tiver emprego, vai ser muito bom para o seu negócio. A vida é uma rede. Se você deixa um buraco nela, sai tudo por lá, inclusive os nossos peixes. Quando você tem um propósito de estar junto, de fazer o bem e de estar inteira, tudo melhora.”
Alcione Albanesi, fundadora da FLC e líder da organização Amigos do Bem, que atende mais de 150 mil pessoas por mês no sertão nordestino, destacou a importância de empresas atuarem com propósito e engajamento real de seus colaboradores:
“Quando você tem alguém que só trabalha pelo salário, que não tem o envolvimento de admiração, a empresa perde muito. Se não for pelo bem, que se trabalhe o social e o ambiental pela lucratividade, que é um bem. O ESG é uma realidade. Se ainda não entendeu isso, você será como um daqueles que não acreditava na rapidez da tecnologia.”

A empreendedora Cris Arcangeli, conhecida por sua atuação no setor de beleza e bem-estar, também participou da programação. Fundadora de marcas como Phytoervas, Éh Cosméticos e Beauty In, ela falou sobre o impacto da inovação na construção de novos modelos de negócios:
“Meu propósito é transformar vidas e mercados. Acredito que somos os criadores do futuro e, por isso, temos a responsabilidade de moldá-lo de forma sustentável, com inovação, consciência e impacto real.”
Além dos painéis de conteúdo, o South Summit também avançou com uma de suas principais iniciativas voltadas às startups. Na quinta-feira, foram anunciadas as dez finalistas da edição 2025 da Startup Competition, que agora concorrem nas categorias Destaque, Mais Escalável, Mais Inovadora, Mais Sustentável e Melhor Equipe.
As startups classificadas são: Atacama Biomaterials (Chile), umgrauemeio (Brasil), DIO Inteligência Odontológica (Brasil), Nanogrow Biotech (Uruguai), ALTAVE (Brasil), TerraMares (Brasil), Wise CX (Argentina), Zerotrusted.ai (EUA), Jusfy (Brasil) e Tecspal (Uruguai).
Essas empresas foram escolhidas entre as 50 que se apresentaram ao longo dos dois primeiros dias de evento, com base nos cinco pilares temáticos da competição: Enterprise, Fintech, Health, Industry 5.0 e Sustainability & ESG. As vencedoras serão conhecidas nesta sexta-feira (11), durante a cerimônia de encerramento do South Summit Brazil 2025.
SIGA NOSSAS REDES