Novale Hub abre nesta quinta (15) evento internacional com oito projetos selecionados pelo Laboratório de Inovação Cidadã (LabIC), braço de soluções permanentes de design sustentável e inclusivo do centro de inovação. Foto: Tais Urquisar/Divulgação Novale Hub
[JARAGUÁ DO SUL, 15.09.2022]
Lúcio Lambranho, especial para Agência SC Inova
O LabIC Novale, programa social do Novale Hub, começa nesta quinta-feira (15) a nova fase do 2º Workshop LabIC-Novale. No evento que vai até domingo (18), os proponentes de oito projetos e mentores do Brasil e do exterior vão se reunir no Centro de Inovação Jaraguá do Sul para uma imersão em busca de soluções para melhorar a qualidade de vida da cidade e das comunidades do Vale do Itapocu, na região norte de Santa Catarina.
Segundo a coordenadora do LabIC, Laryssa Tarachucky, o evento de 2021 realizou o mesmo trabalho com outros seis projetos e com essa nova rodada de mentorias e incubação pode consolidar o Novale Hub como o primeiro de Santa Catarina a ter um programa específico de inovação cidadã.
Dentro da rede de centros de inovação catarinense existem, lembra Laryssa, projetos específicos como o desenvolvido pelo Centro de Inovação Social (CISA) Abadeus, em Criciúma, e que desde abril de 2021 tem cursos profissionalizantes de robótica para jovens carentes. “Mas esse é o primeiro centro de inovação que realmente estabelece um programa e que o assume com um dos seus braços. Temos vários centros trabalhando com a inovação empresarial, mas com a cidadã mesclando a questão urbana, social, ambiental e cultural é também o primeiro”, aponta.
Entre os projetos em desenvolvimento na edição do primeiro evento estão o mapeamento de zonas de violência contra a mulher em linhas de ônibus, bares e bairros da cidade, um projeto piloto de salas de aulas inteligentes em escolas públicas que poder ser escalado para outras escolas públicas da região e de integração de várias ONGs da cidade e de suas campanhas com a gestão para democratizar o acesso do que é arrecadado por todas as entidades do terceiro setor. Neste link do projeto é possível conhecer os novos projetos para a edição de 2022.
Os projetos serão acompanhados pelos 50 colaboradores que passaram pela seleção da convocatória e estão aptos a participarem do desenvolvimento desses projetos. “Eles foram distribuídos entre os grupos de acordo com as suas aptidões. O papel do colaborador será de auxiliar seu grupo com a criação de uma solução para o problema identificado pelo proponente”, explica Laryssa.
PRESENÇAS INTERNACIONAIS
O workshop também contará com palestras: entre os nomes confirmados para essa edição estão Ana Carolina Cardoso – coordenadora do Laboratório de Inovação Comunitária do Barreiro Velho (ISCTE / Portugal); Antonio Carlos Queiroz Filho – líder do Grupo de Pesquisa RASURAS (UFES / Brasil); Marcos García – ex-diretor do Medialab-Prado (Ajuntamento de Madrid / Espanha); Maria Carolina Martinez Andion – coordenadora do Observatório de Inovação Social de Florianópolis; e Naomi Martin – gestora do programa Actors of Urban Change (MitOst / Alemanha).
“Além de compartilhar seus conhecimentos, esses representantes de instituições alemãs, brasileiras, espanholas e portuguesas irão participar dos quatro dias de evento, acompanhando os projetos e seus colaboradores para aprofundar estudos e elaborar uma primeira versão de uma solução para os problemas identificados”, afirma a coordenadora do projeto.
O LabIC nasceu da combinação entre o projeto de pesquisa A Cidade e a Névoa (desenvolvido por Laryssa, coordenadora do LabIC Novale e autora da primeira tese sobre design de interação urbana publicada no Brasil) e o projeto Laboratorios Ciudadanos Distribuidos (promovido no âmbito do programa Iberbibliotecas, conduzido pelo Medialab Prado, pela Fundación para el Conocimiento madri+d e, no Brasil, pela Silo Arte e Latitude Rural).
O 2º Workshop LabIC Novale é uma iniciativa do Novale Hub e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, da Rede Catarinense de Centros de Inovação, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina e da Universidade de São Paulo (USP), além do patrocínio da Viacredi.
SIGA NOSSAS REDES