Professor da Universidade de Cambridge esteve na ACATE e na UniSul para discutir como a criatividade e o uso de recursos limitados podem democratizar o acesso à tecnologia. / Foto: Divulgação
[23.08.2025]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Florianópolis recebeu, entre 16 e 18 de setembro, o professor Jaideep Prabhu, diretor do Centre for India & Global Business da Universidade de Cambridge, referência mundial em inovação e negócios internacionais. Em palestras na sede da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e no III Seminário Internacional de Inovações Frugais, na UniSul campus Continente, Prabhu destacou a chamada inovação frugal como caminho para enfrentar desafios complexos com soluções simples, acessíveis e sustentáveis.
Especialista em gestão e inovação, Prabhu iniciou a carreira estudando grandes corporações ocidentais, mas desde 2007 voltou-se às economias emergentes — como Índia e Brasil —, onde percebeu um padrão de criatividade impulsionado pela escassez de recursos.
“As soluções são muito simples, o que ajuda a economizar, mas também as torna fáceis de serem adotadas e mantidas. A adversidade que enfrentam, as restrições de recursos, são, na verdade, uma inspiração para a criatividade”, afirmou.
Entre os exemplos citados está o caso do Quênia, onde uma empresa criou um sistema de micropagamentos via SMS sem precisar desenvolver novos ativos, permitindo que milhões de pessoas passassem a ter acesso a serviços financeiros digitais. Para Prabhu, modelos como esse mostram o potencial transformador da inovação frugal em setores essenciais como saúde, educação e agricultura.
Na programação em Florianópolis, ele também defendeu a criação de uma “IA frugal”, adaptada a diferentes idiomas e contextos locais, capaz de atender populações de baixa renda com foco em impacto social e desenvolvimento sustentável.
O seminário foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UniSul, por meio do Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens), reunindo pesquisadores, estudantes, empreendedores e representantes de órgãos públicos e privados.
Para a professora Ana Regina Aguiar Dutra, organizadora do evento, a presença do pesquisador amplia a visibilidade do tema no Estado. “Tivemos a oportunidade de trazer o professor com apoio do CNPq e pensamos em compartilhar isso com as instituições setoriais, para fortalecer a inovação frugal em termos de escalabilidade”, afirmou.
A diretora da Vertical de Smart Cities da ACATE, Thais Strassmann Nahas, reforçou a importância da troca entre academia e mercado: “como é forte um ecossistema de inovação quando a universidade traz um convidado de peso e conseguimos compartilhar esse conhecimento com os empresários”.
Já o coordenador do PPGA/UniSul, Baltazar de Andrade Guerra, destacou o potencial da cooperação internacional: “Estamos discutindo a possibilidade de um estudo comparativo entre o PIX e um modelo similar existente na Índia. Esse tipo de parceria fortalece não apenas a relação entre universidades, mas também com o setor empresarial, contribuindo para o desenvolvimento regional e a inovação em Santa Catarina”.
SIGA NOSSAS REDES