Scale-up de Florianópolis, que já conta com operações em diversos países latinos, faz nova rodada com a BridgeOne para adquirir a concorrente Datamind – e deve manter o apetite com novas compras nos próximos anos. / Foto: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 03.02.2025]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
A Involves, scale-up catarinense especializada em software para trade marketing, deu mais um passo na sua estratégia de internacionalização com a aquisição da Datamind, empresa chilena que atua em 18 países da América Latina. Para viabilizar o negócio, a companhia levantou R$ 70 milhões em uma rodada de investimentos liderada pela Bridge One, que já havia feito o primeiro – e único – aporte na Involves, em 2020, no valor de R$ 23,5 milhões. A informação é do portal Brazil Journal.
Com essa movimentação, a Involves amplia sua presença internacional e fortalece sua oferta de soluções no setor de trade marketing. Atualmente, a empresa já opera em 24 países, em grande parte devido a clientes multinacionais que expandiram o uso da sua plataforma – entre eles Unilever, Pepsico, Kraft Heinz e L’Oreal. O México, onde a Datamind tem forte atuação, já é o segundo maior mercado da companhia.
Fundada em Florianópolis há 16 anos, a Involves desenvolve um software que otimiza o trabalho de promotores de venda, permitindo a organização de roteiros de visita, análise de metas e acompanhamento da execução em pontos de venda. A solução usa também visão computacional para transformar imagens de gôndolas em dados, facilitando a avaliação da performance das ações de trade marketing. No ano passado, a empresa faturou R$ 127 milhões (quase dez vezes mais do que a empresa adquirida).
Em entrevista ao Brazil Journal, o CEO André Krummenauer afirma que mais da metade do aporte será utilizado na aquisição da DataMind, que trará grande complementaridade aos negócios da Involves: “vamos ter dados de vendas e estoque de varejistas de mais de 18 países, e vamos conseguir correlacionar a execução com o resultado e dar sugestões de como melhorar”, ressaltou.
Esta é a quarta aquisição da Involves desde sua fundação – e a primeira internacional. Segundo o CEO, o plano é comprar de três a quatro empresas até 2027, em uma estratégia de consolidação no setor de trade marketing, com perspectiva de dobrar o faturamento em até cinco anos.
SIGA NOSSAS REDES