[OPINIÃO] Inteligência Artificial para negócios: adote-a ou deixe de ser competitivo

Voce está em :Home-Opinião-[OPINIÃO] Inteligência Artificial para negócios: adote-a ou deixe de ser competitivo

[OPINIÃO] Inteligência Artificial para negócios: adote-a ou deixe de ser competitivo

Não tenha medo de implementar a IA. É importante criar um clima positivo em torno dessa tecnologia para continuar concorrendo no mercado

“Não tenha medo de implementar a IA em sua empresa. É importante criar um clima positivo em torno do uso dessa tecnologia para continuar concorrendo no mercado”. / Imagem: StableDiffusionWeb + SC Inova.


[03.11.2023]

Por Matheus Cofferri, diretor na Cloud DC e conselheiro consultivo em telecom

No futuro, as empresas se dividirão em dois grupos distintos: aquelas que adotam a IA e aquelas que ficam para trás no mercado. As organizações bem-sucedidas estão dedicando recursos significativos à atração de talentos e à implementação de aplicativos de IA.

Mas para quem a IA é relevante? Podemos nos perguntar: para quem a eletricidade é relevante? Ou até mesmo para quem a mobilidade é relevante? 

“A inteligência artificial é a nova eletricidade”

Os dados sãos o novo petróleo e a conectividade e internet aliadas à inteligência artificial são a nova eletricidade. Muitas pessoas já usam algum tipo de IA várias vezes ao dia e podem nem perceber, seja em sua conta de e-mail ou redes sociais. Hoje, a IA é relevante para a maioria de nós, embora não estejamos cientes disso. Podemos dividir em três grupos para os quais a IA é especialmente relevante. 

O primeiro grupo envolve as empresas, pois a IA ajuda a resolver problemas tradicionais com mais rapidez e menos custo. Ela facilita a classificação de demandas dos clientes, o cálculo de preços de venda, o atendimento inicial a chamados de clientes ou o planejamento da cadeia de suprimentos. As empresas que investirem com antecedência em soluções de IA serão mais competitivas no médio e longo prazo. No entanto, as empresas que atuarem sem investir em IA não serão capazes de concorrer no mercado. Acredite, isso simplesmente não funcionará. 

O segundo grupo abrange os colaboradores. Atualmente, muitas empresas utilizam aplicativos de IA, e essa tendência aumentará nas próximas décadas. Por se tratar de novas tecnologias, as empresas estão constantemente buscando talentos capazes de implementar e lidar com esses aplicativos. Quer você esteja procurando um emprego estável ou deseje avançar na carreira, ter conhecimento em IA é fundamental para o sucesso e muitos empregos que hoje ainda nem podemos imaginar serão criados no decorrer dos próximos anos únicos e exclusivamente voltados para a IA. 

Agora todos nós pertencemos ao terceiro grupo quando compramos alguma coisa. Trata-se dos clientes, que acham cada vez mais importante adotar um ponto de vista crítico para lidar com a IA. Usamos cada vez mais a inteligência artificial, e isso às vezes nos prejudica. Alguns produtos como o Instagram ou a Alexa da Amazon utilizam diversos tipos de IA. Tanto o Instagram quanto a Alexa podem enriquecer nossas vidas, dependendo de como os usamos. Mas para conhecer as vantagens e desvantagens do uso de inteligência artificial, precisamos nos aprofundar no assunto constantemente. O momento perfeito para começar era ontem, o momento ideal é agora

Como vimos a IA é relevante para todos.

A inteligência artificial vai roubar seu emprego? 

Sim, isso pode acontecer, mas é muito improvável na maioria dos casos. Além das histórias conhecidas, como a do caminhoneiro ficará sem trabalho com a chegada dos caminhões autônomos, a redução de postos de trabalho não está prevista em larga escala. Isso ocorre porque a IA ainda não tem o conhecimento que imaginamos. 

Tudo o que nos parece simples, como segurar um objeto ou reconhecer uma emoção humana, ainda é quase impossível para a IA. No entanto, a IA é capaz de realizar cálculos complexos em segundos ou ler e classificar grandes quantidades de dados com facilidade. A maioria das pessoas não é muito boa nisso. Alguns estudos realizados no passado revelaram que a IA poderia substituir até 55% de todos os empregos nos próximos anos. Quando os pesquisadores conferem esses estudos, as coisas ficam interessantes. Eles acham os resultados exagerados, pois sabem que é difícil repetir um sucesso de laboratório em ambientes reais. 

A IA é utilizada em diversas tarefas em que o trabalho humano é dispendioso, como calcular a rota mais rápida. Porém, a colaboração humana é necessária em muitos outros âmbitos, como ter um médico para avaliar radiografias ou uma pessoa para conversar com um cliente irritado. Estudos recentes permitem acreditar que a cooperação entre humanos e máquinas será a chave para o sucesso contínuo desta evolução. 

A IA não irá substituir nossas capacidades, mas sim ampliá-las.

Não tenha medo de implementar a IA em sua empresa. É importante criar um clima positivo em torno do uso dessa tecnologia em sua firma, para continuar concorrendo no mercado. Então, utilizar a IA não é mais um desejo, e sim algo imprescindível. Os colaboradores que forem capazes de indicar em que áreas a IA pode ser usada trarão um grande benefício não apenas para a empresa, mas também para a sociedade em geral. 

Não tenha medo da IA!