Inside Sales: como faturar R$ 55 milhões sem sair de casa?

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Inside Sales: como faturar R$ 55 milhões sem sair de casa?

“O segredo é estar próximo mesmo sem a presença física, revisar processos constantemente, atuar a partir de métricas, ousar e consertar erros até acertar”

“O segredo é estar próximo mesmo sem a presença física, revisar processos constantemente, atuar a partir de métricas, ousar e consertar erros até acertar”

 

Por Daniele Fagundes* , gerente nacional de vendas da Cianet

A Cianet, referência em soluções inovadoras para provedores regionais de internet, destaca-se no mercado por ser uma das poucas empresas do segmento de telecomunicações que atua exclusivamente com canal direto para a venda dos seus produtos e serviços. Mas não é só isso que chama a atenção. A operação está sendo totalmente feita por Inside Sales, modalidade de venda realizada à distância por consultores que comercializam soluções sem “sair de casa”.

Mesmo sendo uma empresa estabelecida e com 24 anos de história, nos movimentamos na velocidade de uma startup e pivotamos as iniciativas com rapidez. O resultado desta agilidade é uma operação de Inside Sales que fatura mais de R$ 55 milhões por ano com baixo custo, levando o DNA da empresa para clientes em todo o país.

Qual é a receita?

Acredito que o segredo é estar próximo mesmo sem a presença física, manter-se conectado às necessidades do mercado, revisar processos constantemente, atuar a partir de métricas, ousar e consertar erros até acertar. Não existe uma receita que funcione em todas as empresas. Entenda quem são seus clientes e encontre a melhor forma de agregar valor ao seu produto.

Sugiro que a equipe de vendas experimente perguntar ao cliente como ele gosta de ser atendido. É preciso gerar encantamento em todos os contatos e desenvolver as melhores estratégias que levarão a empresa e o cliente a um objetivo comum, obter resultados positivos com o negócio.

Hoje o time comercial da Cianet está dividido da seguinte forma: 40% foca na conversão de novos clientes e resgate de clientes inativos (Hunter) e 60% em relacionamento, mantendo o cliente ativo e realizando compras com grande recorrência (Farmer).

Nosso CRM é o coração da operação. É via sistema que conseguimos monitorar metas como leads gerados, status de negociações e de cada produto para tomar decisões rápidas. Contudo, de nada adianta sistemas, processos e métricas se o time não está motivado. Aqui, investimos em feedbacks constantes, coaching de vendas e compartilhamento das melhores competências em processos de mentorias entre colegas.

Por último, recomendo que a equipe de vendas comemore as pequenas e grandes vitórias com a mesma intensidade. É o combustível para o engajamento e para que todos sintam suas ações refletindo diretamente no crescimento da empresa.

*Daniele Fagundes é gerente nacional de vendas da Cianet