[OPINIÃO] IA e People Analytics: tendências do RH para 2024

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[OPINIÃO] IA e People Analytics: tendências do RH para 2024

A inteligência artificial está chegando com força para prever tendências, identificar candidatos adequados e personalizar a experiência dos funcionários

A inteligência artificial está chegando com força para prever tendências, identificar candidatos adequados e personalizar a experiência dos funcionários – as discussões passam pelas implicações éticas e o potencial de melhoria na tomada de decisões. / Imagem: Stable Diffusion Web + SC Inova


[30.10.2023]

Por Igor Vazzoler, fundador e CEO da Progic

O cenário do setor de tecnologia para gestão de pessoas é caracterizado por mudanças rápidas e contínuas. A digitalização e automação estão transformando fundamentalmente a forma como as empresas lidam com seus colaboradores.

No mês de setembro aconteceu o Peopletech Summit, evento online de tecnologia para gestão de pessoas que tem o intuito de refletir sobre essas mudanças do setor. O evento é organizado de forma colaborativa entre empresas associadas à Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), um dos maiores hubs de inovação do país.

O encontro, que contou com a participação de mais de 3 mil profissionais da área, proporcionou um espaço valioso para especialistas, líderes e profissionais de RH debaterem as questões mais prementes do setor. Dentre as tendências que foram abordadas no evento, que são várias, tendo em vista as profundas mudanças que o setor está experimentando nos últimos anos, listei algumas para comentar com mais detalhes:

PEOPLE ANALYTICS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 

Não poderia falar de tendências de gestão de pessoas, ou de qualquer outro assunto na verdade, sem falar de inteligência artificial. O uso de análises de dados para medir o desempenho e a eficácia das estratégias de RH já é um tópico bem conhecido entre os profissionais do setor, porém a IA está chegando com força para potencializar essas práticas, para prever tendências, identificar candidatos adequados e personalizar a experiência dos funcionários como um todo. As discussões se concentraram nas implicações éticas e no potencial de melhoria da tomada de decisões.

DIGITALIZAÇÃO DE PROCESSOS DE RH

As empresas estão cada vez mais adotando soluções tecnológicas para automatizar tarefas repetitivas de RH, dentro de suas diversas atribuições, como recrutamento, seleção, folha de pagamento e gestão de benefícios. A discussão abordou os benefícios da digitalização desses processo, como a maior eficiência do time, a redução de erros e, consequentemente, a elevação do papel estratégico do RH na empresa.

APRIMORAMENTO NA JORNADA DO COLABORADOR 

A satisfação, o bem-estar e a experiência do funcionário em toda a jornada corporativa, desde o processo seletivo, até o seu desligamento, se tornaram foco central para os profissionais de gestão de pessoas. O evento abordou como as tecnologias podem ser usadas para criar ambientes de trabalho mais inclusivos e agradáveis, promovendo o engajamento e a retenção em toda essa jornada.

VALORIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO COM OS COLABORADORES 

Também não poderia deixar de falar na comunicação com os colaboradores, setor que é a especialidade da Progic e que ganhou muito destaque nos últimos anos. Os profissionais de RH estão cada vez mais cientes da importância de estabelecer uma comunicação eficaz e transparente com seus funcionários, o que envolve estratégias comunicacionais sólidas, com propósito e alinhadas aos objetivos e valores organizacionais, mensagens cada vez mais personalizadas, humanizadas e que coloca o colaborador como protagonista da mensagem e, é claro, muito tecnologia para apoiar toda essa execução de forma estratégica e em escala.