Plataforma desenvolvida pela Inovamotion aprimora a rastreabilidade de materiais cirúrgicos e aposta na expansão em hospitais públicos e privados, explica o diretor Marcelo Castro (foto). / Crédito: Divulgação
[22.07.2025]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
A Inovamotion, healthtech sediada em Florianópolis, foi uma das startups contempladas na segunda edição do Programa de Incentivo à Inovação (PII), promovido pela Prefeitura da capital catarinense. A iniciativa busca impulsionar projetos com alto potencial de impacto social e econômico, oferecendo apoio financeiro por meio de incentivos fiscais.
A partir do reconhecimento, poderá captar até R$ 175 mil por meio de renúncia fiscal de ISS ou IPTU, valor que poderá ser aportado por empresas estabelecidas no município. O recurso será direcionado ao desenvolvimento do Notia, plataforma que integra hardware, software e inteligência artificial para rastreabilidade e gestão inteligente de materiais cirúrgicos.
“Esse apoio é essencial neste momento da nossa trajetória. Estamos em uma fase intensa de desenvolvimento. O incentivo da Prefeitura nos permite seguir com o crescimento da plataforma Notia, mesmo diante de desafios financeiros”, afirma Marcelo Castro, diretor Científico da Inovamotion.
A solução já está sendo implementada em um hospital de grande porte da região e atua desde o controle de materiais até a rastreabilidade de dispositivos médicos, promovendo ganhos operacionais, econômicos e clínicos. Com os recursos do PII, a empresa vai desenvolver um novo módulo que amplia a capacidade da plataforma para atender demandas ainda mais complexas do setor hospitalar.
A expectativa da Inovamotion é que, no futuro, a plataforma também possa ser adotada pela rede pública de saúde, otimizando a gestão de instrumentais e materiais cirúrgicos em hospitais e postos municipais.O Notia System fornece rastreabilidade completa de itens críticos — como pinças, bisturis e tesouras — desde o processo de esterilização até o centro cirúrgico. Os sensores integrados à plataforma registram toda a movimentação dos instrumentos, gerando evidências automatizadas de conformidade, integradas ao prontuário eletrônico do paciente.
A tecnologia contribui para a segurança do ato cirúrgico, reduzindo o risco de retenção de materiais e oferecendo relatórios gerenciais que apoiam decisões clínicas e operacionais. “Ser contemplado nesse programa fortalece ainda mais nossa motivação de inovar com propósito e colocar a cidade no mapa das grandes soluções em saúde digital”, destaca Marcelo Castro.
SIGA NOSSAS REDES