Até 2021, 350 profissionais devem ocupar o espaço no Norte de SC, que tem operação em parceria com a Univille e Inovaparq. Empresa também busca aproximação com ecossistema local de startups. / Foto: Divulgação Sonda
O Grupo Sonda, maior empresa latinoamericana de soluções e serviços de tecnologia, inaugurou nesta quinta-feira (14 de março), em Joinville, seu primeiro Centro de Inovação em território nacional. A iniciativa é resultado de parceria com a Univille – Universidade da Região de Joinville, e o Inovaparq – Parque de Inovação Tecnológica de Joinville.
O Centro de Inovação Sonda será dedicado ao desenvolvimento de projetos de Transformação Digital e AMS (Application Management Services, em inglês), além de apoiar o desenvolvimento de soluções de software para a área fiscal, comércio exterior e de processo de negócios (BPO – Business Process Outsourcing). As instalações ocupam 300 m2 no campus da Univille e irão acomodar 350 profissionais até 2021. Desse total, 55 já estão trabalhando, dos quais 20 estagiários da própria universidade.
A escolha por Santa Catarina como sede do Centro de Inovação se deve pelo desenvolvimento do polo tecnológico local – o estado concentra mais de 20% do total de startups do país. “Também queremos trabalhar com o ecossistema de startups local. Em conjunto com a Univille e o Inovaparq, vamos identificar outras empresas de tecnologia que possam gerar parcerias e soluções conjuntas, eventualmente até aquisições”, antecipa o CEO da empresa no Brasil, Affonso Nina.
Além da mão de obra qualificada da Univille e da aptidão de SC para a inovação, a parceria com o Inovaparq tornou-se peça chave para as ações pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. “Será a consolidação do ecossistema de inovação da região norte catarinense, bem como um exemplo para o Brasil de interação universidade/empresa”, enfatiza Marcelo Leandro de Borba, diretor executivo do Inovaparq.
O Centro de Inovação Sonda trabalha com um ecossistema de parceiros e startups voltados para transformação digital e tecnologias disruptivas. “A proposta converge com outras iniciativas da Sonda e os projetos não se limitarão ao Brasil, podendo ser direcionados a clientes nos países onde a empresa atua na América Latina”, comenta Caio Rainerio, vice-presidente de Aplicativos do grupo no Brasil.
Entre as tecnologias disruptivas que estão no foco de desenvolvimento da Sonda estão soluções de big data, analytics e automação robótica, por exemplo. “Teremos uma grande demanda para cientistas de dados, além de egressos de cursos como Ciências Contábeis e Economia – vamos além das Engenharias e Computação. Também estamos trabalhando em conjunto com a universidade em áreas como energia e mobilidade urbana, onde esperamos ter uma atuação bem forte”, ressalta Nina.
Fundada em 1974, no Chile, a Sonda teve uma receita de US$ 1,152 bilhão em 2018 e 17 mil funcionários. A companhia tem presença direta na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai. No Brasil, onde tem mais de 8 mil colaboradores e 700 clientes, o faturamento representa cerca 30% do total de receitas (US$ 329 milhões em 2018).
A ideia é que os 20 alunos que já ingressaram no Programa de Estágio do Centro de Inovação Sonda possam ocupar, a médio prazo, funções-chave na multinacional. Durante o programa, que dura 24 meses, serão passadas noções gerais de arquitetura de software, montagem de soluções, metodologia de desenvolvimento para P&D entre outras informações.
Todos os alunos da Univille podem se inscrever, principalmente das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Mecatrônica Industrial e Letras.
SIGA NOSSAS REDES