Florianópolis é o novo QG comercial da paranaense Moskit CRM

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Florianópolis é o novo QG comercial da paranaense Moskit CRM

Com metade da equipe já atuando na capital catarinense, startup fundada em Londrina vê ecossistema local como estratégico para manter crescimento acelerado

Com metade da equipe já atuando na capital catarinense, startup fundada em Londrina vê ecossistema local como estratégico para manter crescimento acelerado

Enquanto algumas startups nascidas em Florianópolis crescem e começam a expandir para outros estados e países (como mostramos recentemente com Involves e RD), algumas empresas de fora enxergam a capital catarinense como um mercado estratégico para gerar negócios e se conectar com o ecossistema de inovação e tecnologia, que já se consolidou como referência no Brasil. Esta é a aposta que fez a Moskit CRM – empresa do grupo de desenvolvimento de softwares Blanq, com sede em Londrina (PR) – ao instalar em Floripa sua base comercial e de atendimento ao cliente.

A equipe de 14 pessoas está no coworking SoHo, em frente à praia de Itaguaçu, na região continental da cidade. A ideia de vir para Santa Catarina rondava a mente dos fundadores da Moskit há algum tempo, afirma o CEO e cofundador Daniel Semaan, mas o projeto virou necessidade quando a empresa contratou dois experientes profissionais da área de TI, Eduardo Rodrigues e Kayuá Freitas, ambos ex-Exact Sales, para assumir as diretorias de Operações e Comercial, respectivamente.

“Eles são membros muito engajados do ecossistema, conhecem e conversam muito com as empresas, são mentores de startups. O Eduardo vem para cuidar da questão operacional, agregar novas camadas de serviço. O Kayuá, além de ser um dos melhores caras de venda do país, vai auxiliar no marketing e na produção de conteúdo em nosso portal e na série que estamos fazendo no YouTube, com materiais educativos”, explica Daniel. Além do software para gestão de vendas, a Blanq é desenvolvedora de um sistema para imobiliárias e corretoras, Simbo, que está no mercado desde 2012. Ao todo, a empresa conta com 30 colaboradores e, além de Santa Catarina, tem escritório na capital paulista.

Lançado em março de 2016, o Moskit é um software voltado para gestão de vendas e relacionamento com o cliente, especialmente para quem atua no mercado de startups – entre os principais concorrentes estão Pipedrive e Agendor. O diferencial, conta o CEO, foi tentar desenvolver algo mais voltado ao perfil do vendedor brasileiro: “nós usávamos CRMs consolidados no mercado mas nenhum deles foi feito para o tipo de profissional que atua aqui no país. Ficou claro na nossa cabeça que tínhamos que fazer algo diferente e ser visualmente fácil de usar. Por isso nos inspiramos no padrão do Google, que é largamente utilizado, e também ter outras funções como nota de áudio e integração com whatsapp. O vendedor aqui no Brasil é ótimo, mas não quer ficar cadastrando informação, ele quer ajuda pra isso”, explica.

A chegada a Florianópolis é considerada estratégica para a startup manter o crescimento de 100% ao ano. / Fotos: Divulgação Moskit CRM

No primeiro ano de funcionamento, a ferramenta chegou à marca de 300 clientes. Neste ano, a meta de dobrar o volume de clientes já está quase batida, mas a ideia é continuar crescendo em média 100% ao ano – alavancada sempre por recursos próprios (bootstrapping).

A chegada a Florianópolis é considerada estratégica para bater esses números: “nós definimos essa meta assim que iniciamos as operações aqui. Nosso objetivo é ser o maior CRM do país”, diz Daniel, novo integrante da ponte aérea comercial que começa a receber cada vez mais empreendedores de outras cidades.