Inspiração será no modelo de Barcelona, afirma o presidente do grupo, Jean Vogel: “objetivo é ter resultados efetivos para posicionar Santa Catarina como um smart state”.
[FLORIANÓPOLIS, 03.05.2021]
Por Redação SC Inova, com informações da FIESC
Santa Catarina tem um novo fórum para debate e desenvolvimento de ações, projetos e soluções para cidades inteligentes. Na sexta, 30.04, foi realizada a primeira reunião da Câmara de Smart Cities da Federação das Indústrias (FIESC), durante encontro semipresencial transmitido a partir da unidade da FIESC no Ágora Tech Park, em Joinville.
A Câmara será presidida pelo diretor-executivo do Ágora, Jean Vogel, e é uma instância consultiva da FIESC, cujo papel é promover o tema cidades inteligentes. A Câmara é uma iniciativa que integra o Programa Travessia, criado pela Federação das Indústrias em 2020 com foco na reinvenção da indústria e da economia catarinense no período pós-pandemia.
“Temos um desafio grande, mas um desafio possível. Acredito muito no poder que este fórum tem para transformar. Vamos nos inspirar em Barcelona. O grande objetivo nosso é ter resultados efetivos para posicionar Santa Catarina como um smart state”, declarou Vogel.
Na apresentação, ele destacou os pilares de atuação da Câmara: tecnologias e abordagens; infraestrutura, saúde, segurança e educação. O pilar tecnologia e abordagens envolve áreas como inteligência artificial, conectividade, IOT e ambiente de negócios. Em infraestrutura estão contemplados temas como água, energia, logística, mobilidade elétrica, data center, planejamento urbano e manufatura aditiva. Em saúde serão tratados assuntos como: promoção, prevenção e diagnóstico, telemedicina, legislação e fármacos. Em segurança serão debatidos dados abertos, big data, LGPD e Cyber Security. Na área de educação estão contemplados temas como formação, EaD, atração de talentos e realidade virtual e aumentada.
Para o diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates, o tema smart cities é estratégico do ponto de vista tecnológico e de qualidade de vida – e reforçou a importância do caso de Barcelona como inspiração para Santa Catarina. “O que faz de fato uma cidade ser smart são as pessoas. É nessa direção que estamos trabalhando em parceria com diversas entidades. A Câmara vai avançar no sentido de transformar cada vez mais nosso estado numa referência, com desenvolvimento social, econômico, ambiental e tecnológico.
Entre os participantes da reunião estiveram o Governo de SC, representado pela Secretaria de Assuntos Internacionais, Ascensus, Udesc, Badesc, Fecam, Weg, Polícia Militar de SC, Motorola, GBC Brasil, UFSC, Cidade Pedra Branca, Escola de Negócios FIA, BRDE, Acafe, Grupo Accor e BMW Group, além de SESI, SENAI e IEL.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES