Criatividade, dados e impacto social: eventos debatem aspectos humanos no ambiente de inovação e no empreendedorismo

Voce está em :Home-Sociedade-Criatividade, dados e impacto social: eventos debatem aspectos humanos no ambiente de inovação e no empreendedorismo

Criatividade, dados e impacto social: eventos debatem aspectos humanos no ambiente de inovação e no empreendedorismo

Nesta quinta (24) começa o Festival SGB 365, focado em dados. No sábado (26), é a vez do Sh*ft Festival, dedicado à cultura digital.

Nesta quinta (24) tem início o Festival SGB 365, promovido pelo Social Good Brasil, com foco na “Era dos Dados”. No sábado (26), é a vez do Sh*ft Festival, dedicado à inovação e cultura digital. / Foto: Divulgação Festival SGB


[23.06.2021]
Por Redação SC Inova, com informações das Assessorias de Imprensa

A era dos dados – e também dos mega vazamentos de dados – é o ponto de partida do Festival SGB 365, evento online e gratuito que o Social Good Brasil promove nesta quinta (24), das 19h às 21h30 e que traz debates sobre habilidades essenciais para o mundo digital e o futuro do trabalho.

Entre elas, a valorização do pensamento analítico no mercado de trabalho, que está entre as 15 competências mais valorizadas até 2025, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. “Se há alguns anos ser fluente em um segundo idioma era indispensável para qualquer profissional, hoje já podemos dizer que ter fluência em dados é essencial para pessoas, organizações e governos. Esse tema vai permear todas as ações do Social Good Brasil em 2021”, diz Silvia Luz, diretora-executiva do Social Good Brasil. 

Para dar início à Jornada de Educação em Dados, que guiará as atividades do Social Good Brasil ao longo do ano, o Festival SGB 365 marca o lançamento de uma ferramenta de autoavaliação inédita no Brasil, criada para medir o nível de fluência em dados e útil tanto para quem está aprendendo até quem já navega no tema.  

Além de Silvia e da presidente voluntária do Social Good Brasil, Fernanda Bornhausen, estão confirmados na programação Maria Queiroz, senior business analyst do Nubank; Andrew Means, diretor sênior de estratégia de dados de impacto global na Salesforce; Samantha Reis, cientista de dados na Data_labe; Bruno Pazzim, cofundador da Data Science Brigade; Américo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo e Luciana Nabarrete, diretora administrativa da ENGIE Brasil.

Para participar do Festival SGB 365, basta se inscrever gratuitamente pelo site. Mais informações pelo e-mail sgb@socialgoodbrasil.org.br.  

EVENTO DE CRIATIVIDADE EM PLATAFORMA INÉDITA

No próximo sábado (26), acontece online a segunda edição do Sh*ft Festival, encontro voltado a inovação e criatividade que vai acontecer em uma plataforma exclusiva, desenhada como uma “cidade digital” e projetada por arquitetos, urbanistas e designers. 

Na visão dos organizadores, a ideia era fugir – já que se trata de um evento de inovação – de plataformas tradicionais como Zoom, Google Meet e Teams. No lugar do óbvio, a comunidade Sh*ft Collab, que reúne dezenas de pessoas que organizam o encontro, apresenta cenários (praças, museu, parque de diversão, stands, área de happy hour e até uma praia) para acompanhar os painéis e também para interação entre os participantes. 

O evento começa às 14h e terá debates como “o futuro do conteúdo”, “O dilema das redes sociais”, “o ano do podcast”, “crianças vs. tecnologia”, cultura gamer, posicionamento político online, diversidade, entre outros temas. Entre os palestrantes, destaque para a jornalista e futuróloga Lidia Zuin (colunista de tecnologia no TAB UOL); Leonardo de Carvalho Leal e Mayara Stelle, fundadores do Sleeping Giants Brasil; Silvana Bahia, coordenadora da PretaLab – iniciativa de estímulo às mulheres negras nas tecnologias e inovação e Camilla Vidal, fundadora e CEO da Moving Girls, plataforma de conteúdo e educação.

A primeira edição, realizada em 2019 no Ágora Tech Park (Joinville) pela agência Teken, que também organizou outros eventos voltados a TI e inovação, reuniu 454 participantes e 15 palestrantes. No ano passado, em função da pandemia, não foi realizado.

Os ingressos, no valor de R$ 49, podem ser adquiridos neste link – e mais informações no site https://www.shiftfestival.cc