Experiências pioneiras no país – e as normativas definidas pelo MEC para estas novas formações – serão debatidas durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, em julho, que tem Florianópolis como cidade sede e organizadora. / Foto: iStock
[FLORIANÓPOLIS, 30.06.2021]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Em 2020, um grupo de trabalho criado pela Sociedade Brasileira de Computação iniciou ações para o desenvolvimento de cursos superiores experimentais, especialmente nas áreas de Ciência de Dados, Cibersegurança e Inteligência Artificial. As primeiras experiências no país, além das normativas que o Ministério da Educação definiu para criação de cursos inovadores, fazem parte da programação do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), que acontece online entre 18 e 23 de julho e tem Florianópolis como cidade sede organizadora neste ano.
Os debates fazem parte do Curso de Qualidade no Ensino da Computação (CQ 2021), que acontece no primeiro dia do evento, 18 de julho. A programação abre com o coordenador geral de Planejamento Acadêmico Pesquisa e Inovação do Sesu (MEC), Carlos Eduardo Sanches da Silva e a diretora de Regulação da Educação Superior (Seres), Cristiane Dias Lepiane, esclarecendo sobre a criação de cursos inovadores e experimentais.
Em seguida, o grupo de trabalho criado pela Diretoria de Educação, Comissão de Educação e Comissões Especiais da SBC, que orienta a criação e elaboração de projetos pedagógicos de novos cursos, apresenta as ações realizadas desde o ano passado. O objetivo é oferecer uma formação profissional consistente que apoie o desenvolvimento da indústria e do setor de serviço do país.
O debate contará com a diretora de Educação, Itana Maria Gimenes, a coordenadora da Comissão Especial de Inteligência Artificial, Leliane Barros e os integrantes da Comissão Especial de Banco de Dados, Angelo Brayner e da Comissão Especial de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais, Altair Santin.
O evento encerra com um painel que relata a experiência de gestores de cursos experimentais em Computação que já são oferecidos em instituições pelo país. Participam a diretora de Educação da vice-reitoria de Graduação e Desenvolvimento Institucional, Regina Célia Linhares Hostins (UNIVALI), a coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados, Anita Maria da Rocha Fernandes (UNIVALI), o coordenador do Curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Daniel Antonio Callegari (PUC-RS), o coordenador do Curso de Inteligência Artificial, Anderson da Silva Soares (UFG) e o vice- coordenador do Curso de Inteligência Artificial,Vinícius Sebba Patto (UFG). Todos os professores do painel são doutores, que representam instituições com os novos cursos nas áreas de Computação.
O CQ 2021 é voltado para professores, tutores e coordenadores de cursos da área de Computação de todo o país e tem coordenação dos professores Jair Leite (UFRN) e Ronaldo Correia (UNESP), além da professora Anita Maria da Rocha Fernandes (UNIVALI), como coordenadora local. A programação completa do CQ 2021 está no site sbc.org.br/csbc2021/cq.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES