Para Maria Luiza Wagner, COO da Softcon, a adoção do home office permitiu que ela pudesse ser ao mesmo tempo mãe e líder de uma empresa de serviços que atende negócios em expansão.
[FLORIANÓPOLIS, 08.03.2024]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
QUEM É:
Nome: Maria Luiza Wagner
Cargo: Diretora de Operações (COO) da Softcon
Formação: Contadora (UFSC), com Pós-graduação em Direito Tributário
Participação no ecossistema:
– Integra os grupos temáticos de Mulheres e de Internacionalização na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE)
A JORNADA NO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO EM SC
Me formei em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e fiz Pós-Graduação em Planejamento Tributário pela Universidade Cândido Mendes, onde pude me aprofundar e me especializar em operações como o Imposto de Renda para Pessoa Física, assessorando clientes em operações de M&A (fusões e aquisições) e apuração de ganho de capital.
Iniciei minha jornada profissional em um escritório contábil durante o período acadêmico e logo após pude assumir uma cadeira em Operações Fiscais, na Softcon. Contribuindo para seu crescimento e desenvolvimento, cheguei ao cargo atual de COO, fazendo a gestão de um time de 35 pessoas (que atuam de maneira híbrida ou em 100% home office), atuando diretamente com startups e scale-ups de tecnologia de todo território nacional.
OS DESAFIOS E A SUPERAÇÃO
Acredito que o maior desafio tenha sido a maternidade, passei por esse período durante a pandemia, então ali já havíamos iniciado a transição para o modelo de trabalho remoto, o que possibilitou que eu pudesse, ser mãe e líder de uma empresa de prestação de serviços ao mesmo tempo.
Sabemos que ainda há muito preconceito e problemas em relação às mulheres no mercado de trabalho, mas podemos ver uma melhora ao longo do tempo, o que nos traz esperança de um futuro promissor, mas sabendo que ainda há muito a ser feito. Pensando nisso e por possibilitar um cenário diferente, hoje temos na Softcon um time majoritariamente feminino, tanto de líderes, quanto de colaboradores.
EQUILÍBRIO ENTRE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL
Esse é o maior desafio, a busca constante entre o equilíbrio da vida profissional e pessoal!
Adotamos na empresa um modelo de trabalho 100% home office. Apesar dos desafios de gerir times remotos, de manter uma consistência operacional e produtiva, há um ganho considerável de qualidade de vida, e posso me dedicar a afazeres pessoais como ir à academia, organizar meus dias (já que há uma certa dificuldade em manter uma rotina fixa), cozinhar para a família (algo que adoro fazer), além de estar junto da Lívia (minha filha de 3 anos) e poder estar junto dela durante seu crescimento e desenvolvimento.
Levando em consideração este ganho pessoal, tenho atuado arduamente para desenvolver equipes e líderes que possam (e saibam) gerenciar seus trabalhos e suas equipes remotamente, para que possam ter os mesmos ganhos em qualidade de vida e tempo de qualidade pessoal.
Mas liderar não é fácil! Esta função me tira da zona de conforto, pois é necessário habilidades distintas e um gerenciamento próximo de si mesma e do time. Tudo isso é necessário para que possamos criar processos muito bem definidos que irão alicerçar o DNA da Softcon para os líderes e colaboradores do futuro, mantendo uma proximidade muito grande com os clientes e ajudando-os a crescerem, de maneira sustentável.
“Meu conselho às mulheres é acreditar sempre na sua capacidade. Uma característica muito comum entre nós é o medo e a resistência em aceitar desafios, achando que não estamos preparadas.”
IMPACTO E CONTRIBUIÇÕES PARA O ECOSSISTEMA
Atuamos muito próximos de nossos clientes, este é o DNA da Softcon. Em muitos casos vamos além das tradicionais entregas contábeis, auxiliando-os no dia a dia de seus negócios e em questões de governança. Por atuarmos, principalmente, com Startups de Tecnologia, faz com que sejamos contribuintes diretos para o ecossistema tecnológico e empreendedor de Florianópolis e do Brasil.
Temos diversos cases de sucesso, onde os clientes iniciaram a parceria conosco em estágios iniciais e prosseguiram por toda jornada, até o exit.
VISÃO DE FUTURO: COMO AMPLIAR A PRESENÇA FEMININA NO MERCADO DE TI?
Para mulheres, um conselho seria acreditar sempre na sua capacidade, vejo como característica muito comum entre nós, o medo e a resistência em aceitar desafios, achando que nunca será capaz de estar preparada. E cada vez mais, vejo o quanto mulheres estão se redescobrindo em novas versões, novas profissões e se sentindo ainda mais realizadas. Acredito que esse movimento de encontrar o seu propósito e se sentir feliz com o que faz, traz para mulher um brilho e uma força que é capaz de fazer diferença em qualquer ambiente que ela esteja.
SIGA NOSSAS REDES