Negócios globais: empresas de SC investem na experiência internacional de colaboradores

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Negócios globais: empresas de SC investem na experiência internacional de colaboradores

WTM International, de Balneário Camboriú, espera levar toda a equipe para programa de até dois meses no Canadá, como detalha o CEO Lisandro Vieira (foto).

WTM International, de Balneário Camboriú, espera levar toda a equipe para programa de até dois meses no Canadá, como detalha o CEO Lisandro Vieira. Na manezinha Involves, experiência de funcionário ajudou a explorar novos mercados. / Crédito: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 23.11.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

A expatriação corporativa, que envolve o envio de colaboradores para trabalhar em outros países, desempenha um papel crucial para as empresas que buscam expandir sua presença global: não apenas pela adaptação cultural e conhecimento local que a experiência fornece, mas também como estratégia de desenvolvimento de lideranças, retenção de talentos e diversidade nas empresas. 

Especializada na internacionalização de outros negócios, a catarinense WTM International decidiu focar agora na experiência global de seus funcionários. A empresa, com sede em Balneário Camboriú (SC), abriu recentemente um programa que levará os colaboradores para uma experiência de trabalho de até dois meses na província de Ontário, no Canadá.  A primeira turma embarcou no fim de outubro para a cidade de Kitchener, onde a WTM alugou uma casa que servirá de hospedagem para os funcionários, e deve ficar até o dia 30 de dezembro.

O trabalho é feito em parceria com o ITH Canadá, spin-off lançada pela empresa para atuar no país da América do Norte, e conta com o apoio da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), que também possui um escritório em Kitchener para auxiliar as empresas que buscam conquistar o mercado canadense.

Segundo o CEO Lisandro Vieira, o objetivo é acelerar o “mindset internacional” dos funcionários. No Canadá, eles poderão aprimorar o inglês, ter contato com outras culturas e desenvolver novas habilidades. A intenção é levar os mais de 50 colaboradores da empresa, mas a adesão é voluntária. 

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“Queremos proporcionar essa experiência internacional ao maior número possível  de pessoas na nossa empresa, que tem como propósito transformar as negociações de serviços e softwares ao redor do mundo. Para isso, precisamos que cada um possa pensar “fora da caixa” chamada Brasil. Isso não é uma despesa, mas sim um investimento que estamos fazendo para que as pessoas possam entender melhor e se sentir parte de um propósito tão grande e desafiador”, diz Vieira. 

Com o programa, os funcionários da WTM também poderão optar se gostariam de permanecer por um ou dois meses em solo canadense.  A iniciativa deve ocorrer de forma contínua e pode ser expandida para os demais países onde a empresa possui unidades, com a divisão das viagens por turmas. Lisandro explica ainda que, embora estejam em outro país, os funcionários não descuidarão de seus afazeres do Brasil.

“Antes de ir, os funcionários recebem aulas quase que diárias de Inglês para Negócios, separados por turmas conforme o nível de fluência de cada um, durante sua jornada normal de trabalho, com uma professora contratada em tempo integral pela empresa. Uma vez no Canadá, eles dividirão suas atividades assim: em 80% do tempo eles estarão focados nas responsabilidades que já tinham no Brasil, nos 20% restantes focarão em novas oportunidades de negócios, além de participarem de círculos de conversação em inglês e fazerem imersões na cultura local”, explica Vieira. 

NA LINHA DE FRENTE DA INTERNACIONALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS

Outras empresas também apostam na experiência internacional dos funcionários. É o caso da retail tech de Florianópolis Involves. Por lá, o primeiro passo de Felipe Ribeiro no mercado internacional foi em Bogotá, na Colômbia, para onde ele viajou em 2019 com a responsabilidade de qualificar oportunidades de vendas e abrir novos mercados.

Felipe Ribeiro, da Involves
Felipe Ribeiro, da Involves: “viver a realidade desse novo mercado permitiu desenvolver um outro nível de conexão com os clientes e prospects locais”. Foto: Divulgação

“Construímos um plano inicial que buscava me expor à realidade de um mercado potencial para a expansão internacional da empresa, executando reuniões com clientes e prospects para desenvolver habilidades de relacionamento, adaptação à novas culturas e, principalmente, consolidar meu espanhol”, conta Felipe, que hoje exerce a função de Global Key Account Manager na empresa. 

Alguns meses depois, a Involves inaugurou um novo escritório no México e Felipe foi selecionado para apoiar a abertura. “Além de participar na criação da equipe, viver a realidade desse novo mercado permitiu desenvolver um outro nível de conexão com os clientes e prospects locais, e aumentou nosso potencial na geração de novas oportunidades de vendas”. Hoje, a plataforma de gestão de trade marketing da Involves está em 23 países, além do Brasil.

Além de apoiar a empresa na nova fase, a experiência foi importante para Felipe desenvolver novas habilidades, tanto no âmbito pessoal, como profissional. “Me sinto um profissional mais completo, confiante, adaptável e intelectualmente humilde, dado que precisei aprender muitas coisas do zero, e me forcei a sair da zona de conforto por diversas vezes”, conta.

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