Empresa de segurança eletrônica investe em IA preditiva para aprimorar produtos

Voce está em :Home-Negócios-Empresa de segurança eletrônica investe em IA preditiva para aprimorar produtos

Empresa de segurança eletrônica investe em IA preditiva para aprimorar produtos

Catarinense Orsegurps aposta em Inteligência Artificial para sistemas de alarme e até de segurança de motoristas no uso de celular ao volante

Catarinense Orsegups aposta em Inteligência Artificial para sistemas de alarme e até de segurança de motoristas no uso de celular ao volante, comenta o diretor de Tecnologia Gilliardi dos Santos (foto). / Crédito: Divulgação 


[FLORIANÓPOLIS, 24.06.2024]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

A Orsegups, empresa catarinense com 50 anos de atuação no mercado de segurança, está apostando na Inteligência Artificial (IA) para desenvolver uma nova geração de produtos e serviços. O objetivo é aprimorar principalmente alarmes, portarias eletrônicas e sistemas de monitoramento por câmeras, com o uso de IA preditiva.

Para isso, a empresa dedicou um time de 30 especialistas, incluindo arquitetos de software, programadores e desenvolvedores, dedicados exclusivamente à pesquisa e aplicação de IA em seus sistemas. Essa iniciativa segue as projeções da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), que aponta a IA como um fator chave para o crescimento do setor, que movimenta mais de R$ 11 bilhões por ano no Brasil.

Um exemplo do uso desta tecnologia é um alarme que utiliza sensores de monitoramento que acionam câmeras para registrar imagens do ambiente em caso de qualquer ocorrência. As imagens são analisadas por ferramentas de IA, programadas para identificar e priorizar alertas para a equipe da central de monitoramento da empresa – neste projeto, o investimento da empresa foi de R$ 15 milhões. 

“O sistema consegue diferenciar, por exemplo, um falso disparo causado por um animal de estimação ou uma cortina se movendo com o vento de um disparo real, provocado por uma invasão”, explica Giliardi dos Santos, diretor de tecnologia da informação da Orsegups. “Isso permite que priorizemos o atendimento às ocorrências mais críticas, otimizando o tempo de resposta e a segurança.”

IA IDENTIFICA USO DE CELULAR AO VOLANTE

A empresa desenvolveu também um sistema de monitoramento veicular que identifica o uso do celular ao volante e percebe sinais de fadiga ou de distração do motorista emitindo um alerta sonoro imediato para uma situação de perigo iminente.

“A câmera ‘percebe’ quando há uma mudança na forma de comportamento do condutor emitindo alertas instantâneos ao mesmo, e a plataforma por sua vez, gera as ocorrências a serem tratadas. Se ele boceja seguidas vezes ou pisca os olhos com frequência, por exemplo, há indicativo de cansaço em excesso. Se leva o celular ao ouvido, a mudança na imagem também é identificada gerando o respectivo alerta”, diz Nabor Cenci, gerente do segmento de rastreamento da Orsegups, empresa responsável pelo serviço. “Até mesmo o ‘olhar para baixo’ típico de quem usa o celular no colo é capturado pela câmera”.

Assim que identifica um comportamento inadequado, a vídeo telemetria dispara o aviso sonoro no interior do veículo e armazena dez segundos de imagens que podem ser consultadas pelo gestor da frota para avaliar a situação e melhorar processos internos, que podem passar pela criação de programas de treinamento dos motoristas e reavaliação do uso do veículo. 

LEIA TAMBÉM: