Criciúma recebe edição do Startup Weekend Industry

Voce está em :Home-Sociedade, StartupSC-Criciúma recebe edição do Startup Weekend Industry

Criciúma recebe edição do Startup Weekend Industry

Após três edições do maior evento de startups do mundo e empresas geradas para o mercado, cidade do sul catarinense terá versão do evento exclusivo para a indústria. 

Após três edições do maior evento de startups do mundo e empresas geradas para o mercado, cidade do sul catarinense terá versão do evento exclusivo para a indústria.

 

Resolver os problemas do setor industrial por meio da inovação e criatividade são alguns dos objetivos do Startup Weekend Industry (SWI) que acontece em Criciúma entre os dias 7 a 9 de junho na SATC. O evento já foi realizado na cidade outras três vezes, mas essa é a primeira em que o foco é o desenvolvimento de startups para a área da indústria.

Vencedora do terceiro Startup Weekend de Criciúma, a ColmeiaX coincide com o propósito desta edição do SW na cidade: plataforma de compartilhamento de equipamentos industriais, a startup conta com cinco clientes e consiste em uma ferramenta de conexão entre indústrias com máquinas ociosas com interessados em utilizar esses equipamentos para executar um processo produtivo.

O propósito é que as empresas foquem no desenvolvimento dos seus produtos ou serviços e otimizem os processos industriais com a utilização da plataforma, explica Gustavo de Lucca, um dos fundadores da startup. “As indústrias em média possuem 38% de capacidade ociosa e o nosso negócio é tipo um Tinder da indústria, que elenca uma empresa que tenha capacidade de produção de sobra e outra que precise do equipamento para produzir, por meio da plataforma é possível colocar as duas em contato”, explica.

A experiência de quem já passou pelas fases de criação e desenvolvimento de uma empresa ajuda na hora de montar um negócio. Por isso o grupo de 12 mentores, profissionais de diversas áreas, atua na observação de lados que ainda não foram explorados no projeto dos participantes no evento.

Não existe um caminho certo, mas sim erros que podem se evitados, frisa um dos mentores, o empresário Claiton Pacheco. “Pelo fato de eu já ter montado alguns negócios que não deram certo, eu já sei algumas coisas que não se deve fazer em uma empresa”, afirma. “O papel do mentor é de provocar e fazer as perguntas que a equipe ainda não pensou nas respostas”, explica Claiton, que participou da primeira edição do Startup Weekend em Criciúma.

Para o facilitador e designer Igor Drudi, que também integra o time de mentores, o papel dele e dos colegas vai além do repasse de experiência profissional, mas também em conduzir de forma dinâmica os participantes ao longo do processo. “É importante ter essa experiência de boa convivência entre os participantes, para que eles desenvolvam e se desafiem a estar sempre um passo a frente”, observa.

Por ser uma região com grande participação industrial com uma característica de agrupar fábricas para variados segmentos, o Startup Weekend de Criciúma traz a união de dois parâmetros, os problemas a serem resolvidos no setor industrial e uma comunidade querendo se desenvolver no âmbito da tecnologia e inovação, analisa o engenheiro químico Hyan Dias Tavares, membro da comissão organizadora do evento.

“Em alguns setores nós não temos acesso a um desenvolvimento tecnológico de ponta que nos dê uma competitividade no mercado interno quanto no externo – e isso está muito relacionado com o desenvolvimento de soluções efetivas e disruptíveis. O propósito do evento está em estimular a transformação do modelo mental e fomentar a cultura da inovação”, afirma Hyan.

As inscrições devem ser feitas pelo site https://www.sympla.com.br/techstars-startup-weekend-criciuma-industry__453464. O ingresso para os participantes de desenvolvedor, designer, industrial e negócios já está no terceiro lote, por R$ 140.