SC Inova fará a cobertura do Smart City Expo World Congress e do Web Summit, acompanhando a presença de delegações brasileiras na Europa. / Fotos: Divulgação
![]()
[29.10.2025]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
Gestores públicos, empresários e especialistas brasileiros iniciam, na próxima segunda-feira (3), uma missão internacional que percorrerá Barcelona (Espanha) e Lisboa (Portugal) com o objetivo de conhecer alguns dos principais ecossistemas de inovação urbana da Europa.
Organizada pelo Instituto de Conectividade e Sustentabilidade (iConects), a Missão Internacional Smart Cities Europa 2025 busca estimular parcerias estratégicas, capacitar lideranças e fortalecer políticas públicas e negócios sustentáveis conectados a temas como cidades inteligentes, tecnologias emergentes, sustentabilidade, saúde e economia circular.
A agenda inclui participação em dois dos principais eventos globais do setor — o Smart City Expo World Congress (4 a 6 de novembro, em Barcelona) e o Web Summit (10 a 13 de novembro, em Lisboa) — além de visitas técnicas e reuniões com universidades, hubs de inovação, entidades locais e órgãos governamentais.
O SC Inova acompanhará a programação e fará a cobertura jornalística in loco dos eventos e da missão brasileira.
A comitiva reúne mais de 40 participantes, representando 14 cidades de quatro estados (Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro). Entre os integrantes estão nove prefeitos e três secretários municipais, que terão a oportunidade de conhecer práticas internacionais em gestão urbana e inovação. Também participam cinco presidentes de associações e consórcios intermunicipais, que juntos representam mais de 500 municípios brasileiros
“Nossa expectativa é trazer experiências internacionais que possam inspirar e acelerar a transformação digital, a sustentabilidade e a inovação nos municípios brasileiros, criando impactos reais na qualidade de vida das pessoas”, destaca Elói Rönnau, presidente do iConects.

O grupo inclui ainda empresários e empreendedores de setores como telecomunicações, engenharia, sustentabilidade, economia circular e governo digital, além de representantes da academia e de incubadoras tecnológicas.
O caráter plural da comitiva se reforça com a presença de representantes do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, referência em ciência e tecnologia, que por meio do IMD – Instituto Metrópole Digital conduz projetos em IoT, FIWARE, cloud e cidades inteligentes.
Também participam empreendedores do INAITEC – Incubadora de Negócios de Base Tecnológica, sediada no Parque Tecnológico Pedra Branca em Palhoça/SC, referência no apoio a startups. A missão conta ainda com o apoio institucional da Vertical de Smart Cities da ACATE, que reúne mais de 100 empresas voltadas ao desenvolvimento de soluções urbanas inteligentes.






SIGA NOSSAS REDES