Com expansão da Inteligência Artificial, startup catarinense Gofind busca nova rodada de investimento

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Com expansão da Inteligência Artificial, startup catarinense Gofind busca nova rodada de investimento

Empresa que desenvolve IA para levar dados de 1 milhão de produtos para 2,2 milhões de varejos em 5 mil cidades, espera crescer 50% em 2023

Empresa joinvilense, que desenvolve IA para levar dados de 1 milhão de produtos para 2,2 milhões de varejos em 5 mil cidades, quer aporte para ampliar uso da tecnologia, comenta o CEO Fernando Farias. / Crédito: Divulgação


[JOINVILLE, 20.06.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

A startup Gofind, fundada em Joinville (SC) em 2015 para levar informações de disponibilidade de produtos para o varejo, quer aproveitar o momento de popularização do uso de inteligência artificial para dar um novo salto nos negócios – e captar uma rodada de investimento expressiva para ampliar o desenvolvimento de produtos e serviços.

Atualmente, o sistema desenvolvido pela empresa aplica inteligência artificial para cruzar, em tempo real, dados da demanda de consumidores com a oferta de produtos nos PDVs, para automatizar e melhorar decisões na indústria. Ao todo, integra mais de 1 milhão de produtos, de 400 marcas, e atende 2,2 milhões de varejos em 5 mil cidades. Por meio de parceria com o Google, a Gofind mantém o perfil destes varejos atualizado com fotos, endereços, horários e telefones. 

Como destaca o CEO Fernando Farias, a Gofind começou a desenvolver sua IA proprietária em 2018. “Temos um algoritmo proprietário de machine learning que calcula a chance de encontrar produtos nos estabelecimentos que vendem produtos de uma determinada marca. Esse algoritmo dá visibilidade, de forma rápida e escalável, da disponibilidade de produtos em todos os pontos de venda. A principal vantagem é a visibilidade do estoque estimado do pequeno varejo, informação que é muito difícil de obter da forma tradicional que é integrando diretamente com o varejo e lendo o estoque”, explica.

No ano passado, a empresa dobrou a base de dados sobre lojas e produtos e prevê seguir em expansão em 2023. Com esse horizonte, a Gofind busca uma nova rodada de investimentos para ampliar o uso de IA no sistema. “Com o volume de informação que já temos, sobre lojas e produtos que elas vendem, nós iremos construir novos algoritmos para sugerir mix ideal de produtos e prevenir a perda de clientes e, com isso, melhorar a performance dos nossos clientes”, detalha Farias. 

Com 52 funcionários, a Gofind recebeu em 2020 um aporte de R$ 1,5 milhão com participação da Invisto e diversos investidores-anjo como Sérgio Cochela, os fundadores do Dafiti Group Malte Huffmann e Philipp Povel, além do conselheiro e acionista Marcel Malczewski (fundador da Bematech). Naquele momento de pandemia, a empresa mergulhou no “omnichannel” e, em função da necessidade de conectar o físico ao virtual em tempos de Covid-19, começou a buscar clientes (indústria) de médio e grande porte, o que não era o foco inicialmente.  

Como destaca o CEO, cerca de 20% das buscas que ocorrem atualmente no Google são relacionadas a negócios locais. “Geralmente só quem é dono de um estabelecimento físico se preocupa com o aperfeiçoamento do seu perfil online, porém a Gofind permite que a indústria esteja presente nas buscas locais: conectamos milhares de estabelecimentos e geramos conteúdo das marcas dentro dos perfis das lojas físicas. Ou seja, nós estamos abrindo um novo canal de divulgação dos produtos para a indústria, e este canal dá visibilidade para aproximadamente 20% dos resultados de busca do Google”.

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