Colaboração e inovação: em um ano, Ágora Tech Park uniu mercado, academia, governo e comunidade para impulsionar ecossistema em Joinville

Voce está em :Home-Joinville, Sociedade-Colaboração e inovação: em um ano, Ágora Tech Park uniu mercado, academia, governo e comunidade para impulsionar ecossistema em Joinville

Colaboração e inovação: em um ano, Ágora Tech Park uniu mercado, academia, governo e comunidade para impulsionar ecossistema em Joinville

Projeto desenvolvido de maneira colaborativa, empreendimento completa um ano de atividades conectando demandas da “quádrupla hélice” e dando nova perspectiva ao ambiente de inovação no Norte catarinense.

Projeto desenvolvido de maneira colaborativa, empreendimento completa um ano de atividades conectando demandas da “quádrupla hélice” e dando nova perspectiva ao ambiente de inovação no Norte catarinense.


[JOINVILLE, 28.03.2020]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br

Há exatamente um ano, no dia 28 de março de 2019, a maior cidade catarinense abria as portas de um empreendimento que representava mais do que um espaço para concentrar empresas do setor de tecnologia, mas sim um ambiente para conectar diversas iniciativas e ajudar a desenvolver o ecossistema local de inovação, que vinha em franco crescimento nesta década. 

O Hub, primeiro prédio do Ágora Tech Park, se consolidou ao longo destes 12 meses como o Centro de Inovação de Joinville, como endereço de 32 operações, entre elas algumas das principais entidades associativas e laboratórios de inovação, empresas de tecnologia e serviços de apoio – além de ser palco para eventos como meetups, hackathons, Startup Weekends, entre outros encontros de comunidades empreendedoras.

Um movimento que começou de maneira colaborativa, envolvendo academia, mercado, setor público e sociedade civil, como lembra Emerson Edel, diretor de Operações do Perini Business Park, parque multissetorial de indústrias onde o Ágora está instalado:  “o ponto mais importante, em minha opinião, foi ele ter sido concebido de maneira colaborativa, que gerou um senso de pertencimento e a certeza de que este seria um projeto para o desenvolvimento não apenas da região mas do estado de Santa Catarina”. 


Antes da inauguração, foi organizado um hackathon com participação de 110 pessoas – empresários, professores, representantes do setor de inovação, arquitetos e estudantes – para a construção coletiva de um “programa de necessidades” para o Ágora e de onde saíram sugestões de serviços, mobilidade e de integração com o Perini e a cidade de Joinville. O próprio projeto arquitetônico foi definido após concurso que escolheu a melhor proposta entre as quase 100 enviadas por escritórios de arquitetura de todo o país.

Hackathon de cocriação do Ágora: diversos representes da sociedade criando um programa de necessidades para o projeto. / Foto: Divulgação Ágora

“O Ágora dentro do Perini foi o maior divisor de águas que já tivemos em nosso projeto”, reforça Marcelo Hack, presidente do Perini Business Park, que conta com mais de 220 empresas instaladas, com faturamento equivalente a 20% do PIB de Joinville. Para ele, esta iniciativa motivou “mudança do mindset de toda a gestão, que foca cada vez mais no serviço, a integração com o ecossistema de inovação do estado e a relevância que este setor tem significado para economia de Santa Catarina, fazendo com que o Perini Business Park assumisse papel relevante no empreendedorismo em nosso país”. 

CHEGADA EM MOMENTO DE CRESCIMENTO DO ECOSSISTEMA LOCAL

Nos últimos anos, uma nova geração de empreendedores de Joinville (como ContaAzul, Mercos, Asaas, entre outras) começou a colocar o movimento de startups da cidade em destaque, impulsionando também a realização de eventos como Startup Weekend e a criação da primeira turma do programa StartupSC fora de Florianópolis. Em paralelo, o poder público municipal vinha desenvolvendo ações para modernizar a matriz econômica local, com foco na indústria 4.0. 

Mas faltava uma “cola”, um ponto de encontro que pudesse potencializar todo este movimento. Projetado para ser justamente um “hub” do ecossistema local, o Ágora conta hoje com unidades da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Sebrae/SC, Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), incubadoras, aceleradoras e programas de inovação aberta como o LinkLab – mantido por grandes empresas interessadas na conexão com startups, e que juntas faturam mais de R$ 30 bilhões: Whirlpool, ArcelorMittal, Catarinense Pharma, Cisa, Tigre, Schulz, WEG, CISA, Clamed, Porto de Itapoá e FCDL-SC. 

“Foi um ano de muito aprendizado. Iniciamos pela gestão do espaço físico, buscando alinhar as demandas e expectativas de nossos clientes residentes. Mas muito mais que isso, atendemos dezenas de comitivas, abrigamos centenas de encontros, desde uma pequena reunião, até evento para 500 pessoas. Interagimos com demandas de pequenas empresas e empreendedores individuais, até empresas multinacionais. Temos um longo caminho pela frente e estes 365 dias iniciais nos mostraram que há muito a fazer, queremos e vamos trabalhar para ser uma referência quando o assunto é conectar parceiros, compartilhar oportunidades e gerar resultados”  ressalta o diretor executivo Jean Vogel

O planejamento para os próximos meses, ele antecipa, é ousado: “contempla a inauguração de nosso segundo prédio, o Ágora MOB, lançamento de programas, fortalecimento de nosso projeto Perini City Lab e muito mais”. Em dezembro passado, a incubadora Softville fez uma parceria no qual prevê a realização de todos os seus eventos e programas de capacitação para o Ágora.

LinkLab, projeto de inovação aberta da Acate que une grandes empresas a startups, funciona no Ágora ao lado do Espaço Sebrae de Inovação. / Foto: Daiane Manerich/Divulgação

“Colocar a inovação em prática é reduzir as incertezas em relação ao futuro que se apresenta. E o nascimento do Ágora é uma oportunidade para Joinville e suas empresas se prepararem para o futuro e se manterem no ciclo de ouro do progresso”, define o secretário municipal de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico, Danilo Conti. “E a   confiança de um futuro promissor faz empresas mais fortes, gera mais empregos, e empregos de alto poder aquisitivo. Isso que reflete diretamente na economia local que, por consequência, faz Joinville ainda mais próspera e com poder para entregar qualidade de vida à sua população. A inovação é uma oportunidade e não uma ameaça e o Ágora Tech Park é a materialização de um ecossistema que entendeu tudo isso”.

Para o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia, Daniel Leipnitz, o ambiente de tecnologia em Joinville “tem uma história muito importante para contar antes do Ágora e outro depois do Ágora. Desde que foi criado, ele está servindo para impulsionar a região a ser reconhecida como um dos principais polos de inovação do país. É um cartão postal do ecossistema catarinense”.

CONEXÃO DIRETA ACADEMIA – MERCADO

Uma das pontas mais estratégicas para o desenvolvimento de um ambiente de inovação, a academia, o Ágora conta com um cofundador de peso, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que tem o campus Joinville instalado ao lado do empreendimento. Lá, mais de 2 mil alunos dos cursos de Engenharia e Sistemas de Informação podem aproveitar o potencial do Centro de Inovação como uma porta para iniciativas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e também estágios profissionais. 

Campus Joinville UFSC, vizinha do Ágora: parceria para estimular visão empreendedora à comunidade acadêmica. / Foto: Divulgação UFSC

“Este ambiente estimula a cultura empreendedora dos nossos alunos. A UFSC, que participa da governança do Ágora, tem o compromisso de desenvolver projetos em conjunto para acelerar o ambiente de inovação”, comenta a professora Catia Regina Silva de Carvalho, diretora geral do Campus Joinville da UFSC. “Em função disso estamos incentivando cada vez mais a integração de professores, alunos e servidores técnico-administrativos em ações como visitas institucionais às empresas do Ágora, além de um mapeamento de demandas do ecossistema. Também estamos desenvolvendo parcerias de pesquisa, estágios e serviços com empresas instaladas no Ágora”.

CENTRO DE INOVAÇÃO: UNIÃO DE SOFTWARE COM HARDWARE

“Há um ano temos um hardware, onde cada software pode se instalar e desempenhar o seu melhor: as empresas maduras trazem seus desafios, as startups trazem sua capacidade de resolver problemas, as universidades trazem jovens curiosos orientados por professores e o governo busca favorecer estas conexões, sendo o sistema operacional”, compara Claudio Goldbach, CEO da Termica Solutions e diretor da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), ambas com sede no Ágora Tech Park.

Ao longo de 12 meses, o Ágora se consolidou como um Centro de Inovação de Joinville e se tornou referência para a realização de eventos. / Foto: SC Inova.

O desafio daqui por diante, para ele, é melhorar e integrar cada vez mais estes “softwares”: “cada um deve lançar sempre uma nova versão melhor de si ao mesmo tempo que agiliza suas formas de conexão com os outros softwares do sistema. E estes softwares podem evoluir muito ainda, já que o Perini Business Park já mostrou que os upgrades do hardware estão garantidos para os próximos anos”.

O caminho trilhado na construção do Ágora pode servir como referência no desenvolvimento dos demais Centros de Inovação previstos para serem inaugurados em Santa Catarina no futuro, aponta Emerson Edel, do Perini: “Colocamos todos para sentarem juntos e trocar ideias. Após este primeiro ano de funcionamento, vejo que acertamos no conceito: projetamos muito mais do que um prédio, mas um parque de inovação, um ponto de encontro para a cidade, onde todos querem fazer seus eventos. Este pode ser um caminho para outros Centros de Inovação em Santa Catarina”. 

O QUE DIZEM LIDERANÇAS EMPRESARIAIS E DO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO SOBRE O ÁGORA TECH PARK:

“Nos últimos 500 anos, a ideia de progresso convenceu as pessoas a confiarem cada vez mais no futuro. Colocar a inovação em prática é reduzir as incertezas em relação ao futuro que se apresenta. E o nascimento do Ágora é uma oportunidade para Joinville e suas empresas se prepararem para o futuro e se manterem no ciclo de ouro do progresso”. 

DANILO CONTI, Secretário Municipal de Planejamento Urbano 

Artigo Daniel sobre nova sede em SP

“É muito bonito quando várias pessoas trabalham em prol de um movimento comum e conseguem transformar esse ambiente. Joinville merecia um ambiente desses, pela força e o histórico da região. Parabéns aos empreendedores!”

DANIEL LEIPNITZ, presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE)

“É uma satisfação para a Universidade Federal de Santa Catarina fazer parte desse primeiro ano de atividades do Ágora. Temos o compromisso de desenvolver projetos em conjunto com o intuito de acelerar o ecossistema local. O Ágora representa a efetividade de um ecossistema colaborativo, que integra inovação, experiência empreendedora e potencializa conexões. Esse ambiente estimula a cultura empreendedora dos nossos alunos”.

CATIA REGINA SILVA DE CARVALHO, Diretora Geral do Campus Joinville da UFSC

Há um ano temos um hardware, onde cada software pode se instalar e desempenhar o seu melhor: as empresas maduras trazem seus desafios, as startups trazem sua capacidade de resolver problemas, as universidades trazem jovens curiosos orientados por professores e o governo busca favorecer estas conexões”.

CLAUDIO GOLDBACH, Diretor da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) e CEO da Termica Solutios

Conteúdo produzido para