DevHub Joinville será sede de cursos para desenvolvedores promovidos pela startup, programa de aceleração e eventos abertos à comunidade. Foto: Divulgação Codenation
A Codenation — startup de educação tecnológica que conta com 24 mil inscritos em sua plataforma online, fundada em 2017 em Florianópolis — expande suas operações com a inauguração, no dia 17 de julho, do DevHub Joinville. Localizado no Carbon Coworking, a iniciativa tem apoio da ContaAzul, uma das maiores empresas de TI de Joinville. Esse será o primeiro dos três DevHubs que serão inaugurados pela Codenation até o fim de 2019 — os demais ficarão nas cidades de Florianópolis (SC) e São Paulo (SP).
Os espaços serão sede de cursos de capacitação desenvolvidos pela Codenation e de atividades abertas à comunidade. A ideia é incentivar a troca de conhecimentos em tecnologia e otimizar a conexão entre profissionais — em diversos estágios de carreira — e o mercado, que é promovida pelos programas desenvolvidos pela startup.
“Nossa expectativa com os DevHubs é dar espaço para as comunidades locais, para que a gente consiga proporcionar uma imersão mais profunda no aprendizado tecnológico. Hoje, a gente tem muitas operações remotas, com o apoio das empresas. Queremos assumir o controle dessa experiência e propor o melhor aprendizado possível”, conta o CEO Eduardo Varela, que atua desde 2012 no setor de tecnologia, auxiliando startups em formação e empresas do segmento.
“Acreditamos que essa imersão é vantajosa para todos os envolvidos. Profissionais em diversas fases de carreira podem trocar experiências, aprender uns com os outros e ganhar visibilidade enquanto participam de cursos que os aproximam do mercado. Estamos propondo a união entre comunidade, mercado e ensino. Dessa forma, o aprendizado acontece de forma orgânica”, diz Diogo Moretti, gerente de comunidade da Codenation. Ele também vê o DevHub como uma forma de retribuir. “Às sextas-feiras vão acontecer as Open Fridays, quando qualquer pessoa vai poder participar de palestras, meetups e até sugerir encontros ou outras atividades no hub“, conta.
ACELERADEV EXPERIENCE
Além do DevHub Joinville, a empresa lançou também um novo modelo de aceleração. O AceleraDev Experience é uma capacitação presencial paga, que ocorrerá nos DevHubs. Durante 10 semanas, participantes terão aulas, mentorias, desafios e projetos orientados ao aprendizado, além de palestras com convidados de grandes empresas do mercado nacional e internacional. “Os conteúdos, desafios e resultados estarão disponíveis na plataforma da Codenation, onde as turmas também poderão pedir a revisão dos exercícios realizados e contar com o apoio de mentores”, conta Mário Celso Machado, gestor de operações na Codenation. Ao fim do programa, as turmas receberão um certificado de conclusão de curso.
A primeira edição do AceleraDev Experience irá treinar profissionais em Data Science e ocorrerá em Joinville a partir de agosto deste ano. “Nessa aceleração, as aulas acontecem durante a semana, em dois encontros. Abriremos duas turmas, que poderão utilizar o DevHub fora dos horários da aceleração para trabalhar em seus projetos, desafios e outras atividades”, explica Mário Celso Machado, gestor de operações na Codenation. O programa também contará com palestras de convidados como João Bosco, CTO na Loadsmart, Lucas Medeiros de Paula, CTO na Neoway, e Martin Spier, arquiteto de performance na Netflix.
SIGA NOSSAS REDES