Brasil marca presença recorde no Web Summit Lisboa e apresenta programa para startups na Europa

Voce está em :Home-Inovadores, Internacionalização-Brasil marca presença recorde no Web Summit Lisboa e apresenta programa para startups na Europa

Brasil marca presença recorde no Web Summit Lisboa e apresenta programa para startups na Europa

Lideranças do país destacam conexão entre inovação e sustentabilidade como estratégia para posicionar o país globalmente

Lideranças brasileiras destacam conexão entre inovação e sustentabilidade como estratégia para posicionar o país globalmente – abertura do pavilhão contou também com lançamento do Startup Summit 2026, que acontece em Florianópolis. / Fotos: agência SC Inova


12.11.2025

Por Fabrício Umpierres, editor – scinova@scinova.com.br
Direto do Websummit 2025, em Lisboa

Nos pavilhões do Websummit Lisboa 2025, um dos espaços mais movimentados era o estande do Brasil. Com uma das maiores delegações já registradas desde que o evento passou a ser realizado em Portugal, em 2016, o país levou 380 empresas, segundo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEXBrasil) e o Sebrae.

Na terça-feira (11), as entidades promoveram a abertura oficial do pavilhão brasileiro, com a presença dos presidentes Decio Lima (Sebrae) e Jorge Viana (APEXBrasil), que viajaram diretamente de Belém, sede da COP-30.

O tom dos discursos foi marcado pela convergência entre inovação e sustentabilidade. “Inovar e enfrentar a crise climática estão na agenda do dia em todo o planeta. Nossa presença aqui é pra mostrar o Brasil para o mundo e estabelecer negócios, dar um passo à frente em relação à nossa participação no Web Summit”, afirmou Jorge Viana.

A APEXBrasil vem ampliando sua presença em território europeu. Além do escritório em Bruxelas — capital diplomática da União Europeia —, a agência prepara a abertura de uma unidade em Lisboa, que servirá de base para um novo programa de internacionalização de startups.

Em parceria com a Plug and Play e o Sebrae, a agência anunciou a seleção de dez startups brasileiras para um programa de aceleração de nove meses na capital portuguesa. As escolhidas — entre 108 candidatas — passaram por um processo que envolveu etapas de microaceleração, mentorias e sessões de pitch. As finalistas são: Aiper, Beeviral, Bio Linker, Just Travel, Hope, PixNow, SleepUp, SST, WoodChat e 593 ican.

O programa, que inicia em janeiro de 2026, oferecerá infraestrutura, acompanhamento semanal e conexões com investidores e hubs de inovação europeus. A comitiva brasileira reúne empresas com soluções em bioeconomia, saúde digital, educação, agronegócio sustentável, turismo e economia criativa, com destaque para tecnologias voltadas ao uso sustentável da Amazônia. A iniciativa é fruto da parceria entre Sebrae, APEXBrasil e Anprotec, com apoio da Embaixada do Brasil em Portugal.

SANTA CATARINA APRESENTA O STARTUP SUMMIT 2026

Após a abertura do pavilhão, foi a vez de Santa Catarina subir ao palco do Web Summit para apresentar a edição 2026 do Startup Summit, principal evento nacional do setor, promovido pelo Sebrae.

Web Summit Lisboa foi palco, mais uma vez, para o lançamento do Startup Summit, que acontece em agosto, em Florianópolis
Web Summit Lisboa foi palco, mais uma vez, para o lançamento do Startup Summit, que acontece em agosto, em Florianópolis.

Na edição de 2025, o evento reuniu 9,9 mil participantes — 45% deles CEOs de empresas —, 200 investidores e mais de 700 startups. Em apresentação em inglês, Luiza Pedroso, gestora do programa Startup SC, destacou Florianópolis como a capital nacional das startups, reforçando também o desempenho do estado, que abriga cerca de 30 mil empresas de tecnologia.

Nos últimos cinco anos, o setor cresceu mais de 40%, alcançando um faturamento de R$ 42,5 bilhões em 2024, o que posiciona Santa Catarina em quinto lugar no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Como disse ao SC Inova o presidente do Sebrae, Decio Lima: “precisamos fortalecer a cada ano o Startup Summit, pois ele não é mais um evento local — é uma vitrine da inovação brasileira, que também se reflete no turismo e na visão internacional sobre o país e sobre Santa Catarina”.