Com foco em expansão, inovação e fortalecimento da marca, fintech catarinense aposta em grandes eventos, patrocínios estratégicos e novas tecnologias para consolidar sua presença nacional. / Fotos: Divulgação
[09.10.2025]
Por Fabrício Umpierres, editor SC Inova – scinova@scinova.com.br
Direto do Assas Connect, em São Paulo
Ao completar 15 anos de trajetória, a fintech Asaas promoveu no dia 9 de outubro a terceira edição do Asaas Connect, reunindo cerca de 2 mil pessoas no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento marcou uma nova etapa na consolidação da fintech como um ecossistema de pagamentos e automação financeira, e reforçou sua estratégia de posicionamento nacional e de construção de marca em torno do empreendedorismo e da tecnologia.
Com mais de 220 mil clientes ativos e R$ 500 milhões em receita recorrente anual (ARR), a empresa vive um período de forte expansão: registrou crescimento de 100% no volume de pagamentos em 2024, aumento de 54% na receita bruta e recebeu nota AAA da S&P Global Ratings. A Asaas também realizou a maior rodada de investimento da América Latina no último ano — R$ 820 milhões — e atraiu novos investidores estratégicos, como a Vivo Ventures, que aportou R$ 35 milhões, o maior investimento já feito pela corporate venture em uma fintech.
E há pouco mais de um mês, durante o Startup Summit, em Florianópolis (SC), a empresa apresentou o oficialmente o IAN, um assistente virtual integrado à conta digital, que automatiza tarefas financeiras pelo WhatsApp, como emissão de cobranças, extratos e antecipações de recebíveis.
CONEXÃO COM O MERCADO
Segundo Júnior Beltrão, diretor de Marketing do Asaas, o Connect se consolidou como um dos principais canais de relacionamento da companhia com o mercado. “Nosso público são as pequenas e médias empresas, um universo de cerca de 10 milhões de negócios no Brasil. O objetivo do Asaas Connect é criar uma ponte de relacionamento com esse ecossistema — clientes, parceiros e fornecedores — em um ambiente que gere valor e trocas reais”, explica.
A edição 2025 também consolidou o evento como uma plataforma de visibilidade nacional para a marca. Entre as novidades, o Asaas firmou uma parceria exclusiva com o programa Shark Tank Brasil, que gravou ao vivo um episódio especial durante o evento, reunindo empreendedores e investidores no mesmo palco. Além disso, nomes como Guilherme Benchimol (XP Inc.), Nath Finanças e o jornalista Evaristo Costa, embaixador da marca, participaram da programação.

“Nos últimos anos, intensificamos as ações de marketing que vêm fortalecendo a marca, como os patrocínios ao Red Bull Bragantino, MasterChef Brasil e Shark Tank Brasil, além da nossa presença em eventos e uma forte estratégia de mídia OOH, em aeroportos, estádios e grandes centros urbanos”, afirma, ao concluir que estas “são iniciativas que ampliam o reconhecimento e aproximam o Asaas do público empreendedor, reforçando atributos de segurança, inovação e credibilidade”.
CRESCIMENTO ORGÂNICO E FOCO EM TECNOLOGIA
Mesmo com todos esses investimentos em visibilidade de marca, o executivo ressalta que nenhum recurso da última captação foi destinado a marketing. “A rodada de R$ 820 milhões teve três objetivos principais: capital regulatório, investimento em pesquisa e desenvolvimento, e novas aquisições. O marketing é sustentado pelo próprio desempenho do produto, que continua sendo o principal motor de crescimento da companhia”, explica Beltrão.
Com as metas de 2025 em linha com o planejamento, a empresa deve encerrar o ano com R$ 560 milhões em receita e chegar próxima de R$ 1 bilhão em 2026. Segundo ele, essa trajetória será impulsionada por uma nova fase de posicionamento, que marca a transição da fintech para uma plataforma operacional mais ampla. “Estamos criando uma nova categoria no Brasil, inspirada no conceito de Business Operating System, para apoiar nossos clientes em toda a operação — da gestão financeira à logística e relacionamento com consumidores”, detalha.
O plano estratégico do Asaas prevê a preparação para um possível IPO até 2028, acompanhada de um novo ciclo de internacionalização gradual. “Temos um mercado enorme ainda no Brasil, mas a expansão internacional está no radar. O país é referência global em inovação financeira, e queremos levar essa expertise para outros mercados no momento certo”, afirma Beltrão.
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