Ahgora anuncia crescimento de 150% em vendas no primeiro trimestre de 2022

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Ahgora anuncia crescimento de 150% em vendas no primeiro trimestre de 2022

Empresa de Florianópolis superou inflação e falta de componentes eletrônicos – para crescer 40% em 2022, dá início a internacionalização.

Empresa de Florianópolis superou obstáculos como inflação e falta de componentes eletrônicos e, para crescer 40% em 2022, dá início a trabalho de internacionalização. / Foto: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 29.06.2022]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

A Ahgora, HR tech que desenvolve tecnologias para recursos humanos, fechou o primeiro trimestre com aumento de 150% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano anterior. A empresa, fundada em Florianópolis em 2010, também conseguiu aumento no seu ecossistema de negóciosl, que cresceu 82% e com geração de caixa, a margem EBITDA foi de 10%. Do final de dezembro até o final de março, a startup aumentou seu número de clientes em 10%, totalizando 18 mil. E o faturamento em 2021 chegou a R$ 71 milhões. 

A meta agora é crescer 40% na receita recorrente em 2022 e com margem EBITDA de 15%. As soluções da empresa, graduada pela incubadora MIDITEC, são baseadas em internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e computação em nuvem para gerenciar colaboradores em tempo real.

Em 2020, o ano do home-office, a demanda por ferramentas e tecnologias voltadas ao RH das empresas fez com que a empresa crescesse 35% no faturamento, estimado em cerca de R$ 60 milhões. Antes da pandemia, a expectativa era de uma expansão de até 80%, mas os resultados do ano da pandemia garantiram ainda um aumento de 30% na base de clientes – especialmente com contas maiores, de clientes enterprise – e de 25% no quadro de colaboradores.

Segundo o CFO da Ahgora, Gustavo Godoy, os últimos meses têm sido de desafios por conta da crise econômica e do cenário nacional e internacional complicado. Depois de dois anos de pandemia, surgiu uma guerra que prejudicou ainda mais as cadeias de suprimento e elevou os preços no mundo todo. 

INTERNACIONALIZAÇÃO COMO SUPORTE AO CRESCIMENTO

“A inflação foi um dos desafios encontrados para o crescimento da Ahgora nos três primeiros meses deste ano, assim como a dificuldade de acesso a componentes eletrônicos no mundo. Mesmo assim, avançamos no mercado e temos certeza de que vamos atingir as metas traçadas para este ano”, afirma.

“Para que nossos objetivos sejam atingidos, iniciamos um forte trabalho de internacionalização. Estamos de olho em empresas do Brasil e do exterior. Há 20 conversas em andamento com boas chances de fecharmos contratos com algumas delas”, conclui o executivo.

A Ahgora trabalha para se consolidar como uma empresa de Human Capital Management (HCM), oferecendo treinamento, educação, benefícios e toda gama de serviços e produtos para a jornada de trabalho e relações trabalhistas. Como estratégia, além da internacionalização citada pelo CFO, a startup também tem feito aquisições de outras empresas alinhadas ao seu perfil de mercado.

No ano passado, comprou 100% das empresas WebTraining e Velti em um investimento de R$ 30 milhões. Na época, a WebTraining tinha 30 funcionários e 15 clientes com 300 mil usuários ativos. Entre eles estavam nomes como Pernambucanas, Suzano, Itaú, Marfrig Global Foods, Klabin e VLI Logística. A Velti, por sua vez, contava com mais de 40 funcionários e fornecia seu software para mais de 15 mil empresas com cerca de 500 mil usuários. Entre elas estão os Correios, Crefisa, BMW, Drogarias Pacheco, Prefeitura de Caxias do Sul e Infraero. Todas essas são clientes do que a empresa chama de ‘ecossistema’ Ahgora.