Conexão PR/SC: ACATE e Assespro/PR firmam parceria para conectar ecossistemas tech do Sul do país

Voce está em :Home-Negócios-Conexão PR/SC: ACATE e Assespro/PR firmam parceria para conectar ecossistemas tech do Sul do país

Conexão PR/SC: ACATE e Assespro/PR firmam parceria para conectar ecossistemas tech do Sul do país

Entidade paranaense anuncia acordo com a “co-irmã” barriga-verde para ampliar potencial de negócios no ambiente de tecnologia

Entidade paranaense, que completou 40 anos de atuação, anuncia acordo com a “co-irmã” barriga-verde para ampliar potencial de negócios no ambiente de tecnologia entre os dois estados. / Foto: Renato Miloch


[CURITIBA/FLORIANÓPOLIS, 08.12.2022]
Redação SC Inova, com informações de ACATE e Assespro/PR

As entidades que representam o setor de tecnologia em Santa Catarina e no Paraná anunciaram, nesta quarta (07), em Curitiba, um acordo inédito para conectar e promover negócios entre os dois estados do Sul do país. A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação regional Paraná (Assespro-PR), que completou 40 anos de atuação, e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) pretendem expandir mercado com adesão de novas empresas e criação de projetos em conjunto.

Segundo o presidente da Assespro-PR, Lucas Ribeiro – que deixa a presidência em 2022, mas permanecerá em uma vice-presidência na próxima gestão – a entidade paranaense continua com autonomia, mas enxerga evolução no modelo de atuação: “unidos, passamos a ter uma retaguarda de modelo de negócio, com a possibilidade de criarmos polos de inovação no Paraná, acessarmos benefícios, convênios e muito mais negócios”. 

A proposta foi validada em assembleia da Assespro/PR, com aprovação de 98% dos votantes.  A partir do ano que vem, a entidade será liderada por Josefina Gonzalez, profissional com mais de 30 anos de atuação no mercado de tecnologia e primeira mulher a presidir a Assespro/PR.

“A ideia é expandir nossa expertise em fomentar ecossistemas de inovação além de Santa Catarina. Estamos dispostos a  empregar suas metodologias, conhecimentos, programas e ferramentas para apoiar o desenvolvimento e crescimento do ecossistema de inovação e tecnologia do Paraná”, afirma o presidente da ACATE, Iomani Engelmann. Com cerca de 1,6 mil associados e 36 anos de atuação, a entidade catarinense estruturou nos últimos anos uma estratégia de atuação regional com dez polos regionais associados em Santa Catarina. 

Na prática, completa o vice-presidente de Relacionamento da ACATE, Diego Brites Ramos, será criado um comitê entre as entidades para definir os próximos passos da parceria. “O objetivo é realizar um estudo das potencialidades da parceria e elaborar um planejamento estratégico em conjunto, com foco em definir os objetivos e meios para realizá-los. Ambas seguirão como organizações independentes, mas o intuito é integrar ações, programas e criar projetos a serem realizados”.

O Paraná tem se notabilizado no ambiente de inovação do país como sede de startups-unicórnio como Ebanx, Olist, MadeiraMadeira e Pipefy. Curitiba, cidade-modelo em urbanismo e sustentabilidade, tem impulsionado novos negócios inovadores com iniciativas como o Vale do Pinhão e é sede do principal evento sobre cidades inteligentes no país, o Smart City Expo. Além disso, a capital paranaense se destaca no Sul do país em rankings de empreendedorismo, startups e conectividade.