“Para construir uma gestão eficaz, é importante começar pela seleção de talentos, avaliando as habilidades técnicas e competências de relacionamento interpessoal”. / Foto: Christina @ wocintechchat.com/Unsplash
[28.06.2022]
Por Waleska Cunha, Diretora de Gente & Cultura da Softplan
De acordo com o estudo da Decoding Digital Talent, conduzido pela Boston Consulting Group e The Network, 93% dos funcionários de tecnologia de empresas latino-americanas entrevistados afirmam que esperam trocar de empresa nos próximos dois a três anos, sendo que 64% ainda alegaram estar buscando ativamente por novos empregos.
Essa pesquisa reflete bem o cenário que mudou durante a pandemia, porque para 95% desses entrevistados, o objetivo é trabalhar em casa pelo menos uma vez na semana, mostrando a importância da qualidade de vida que as companhias devem oferecer, alinhado também para a flexibilidade de horários, visando contribuir com a manutenção do seu equilíbrio no emprego e vida fora do trabalho.
Especialmente no setor de tecnologia, a busca por profissionais qualificados está cada vez mais acirrada. Isso leva as empresas a repensarem nos motivadores de seus líderes e liderados, além de exigir um olhar atento aos movimentos do mercado, pensando em formas de alavancar a carreira, aprendizagem e autonomia para um equilíbrio na vida pessoal e profissional.
Na minha visão, para construir essa gestão é importante começar pela seleção de talentos, avaliando assim as habilidades técnicas e competências de relacionamento interpessoal, além de estabelecer formas de reconhecer o bom desempenho das equipes.
Como Diretora de Gente & Cultura, penso que a palavra principal para a gestão de pessoas é equilíbrio. O gestor deve entender as demandas do seu grupo, investir em capacitação para os funcionários, criando processos e fluxos de trabalho para gerar maior satisfação entre os colaboradores. Além disso, ter uma boa comunicação, dar autonomia e deixar com que o funcionário se sinta importante e entenda o seu papel como parte do crescimento da empresa é imprescindível.
O gestor deve estar preparado para esse novo modelo de trabalho híbrido. Com essa relação, virtual ou presencial, é preciso que a empresa tenha essa liderança humanizada, interagindo mais e procurando entender o outro de forma genuína, com o objetivo de melhorar e deixar mais leve a cultura organizacional da empresa e proporcionando um ambiente mais acolhedor.
Essa gestão de pessoas eficiente lhe trará resultados não somente na parte interna, mas também em seus negócios e no relacionamento com o cliente. Não se esqueça que a comunicação é um dos recursos mais importantes nesta jornada e, por isso, é necessário estabelecer feedbacks contínuos com seus funcionários, eliminar qualquer ruído que possa atrapalhar os processos e relações e promover pesquisas de clima constantes para monitorar possíveis situações que possam desencadear crises e ajudar a melhorar o clima organizacional.
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