Com mais de 20 acordos fechados com centrais hidrelétricas do país (entre elas a La Amistad, foto), energy tech fundada em Florianópolis cresce no mercado local, que demanda modernização do parque energético.
[FLORIANÓPOLIS, 25.11.2021]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
A Reivax, multinacional catarinense que desenvolve sistemas para controle de geração de energia elétrica, acaba de receber uma certificação do órgão regulador ligado à Comissão Federal de Eletricidade (CFE) do México que permite à empresa avançar na estratégia de mercado para o país norte-americano. O pedido de certificação de reguladores de tensão e velocidade foi aprovado pelo Laboratório de Ensaios de Equipamentos e Materiais (LAPEM) e vem em um momento de transição tecnológica no setor energético local.
“O México conta com um parque hidrelétrico substantivo e boa parte de suas centrais elétricas estão operando há mais de 30 anos, o que gera necessidade de modernização, além disso há um campo importante relacionados às energias renováveis, que já representa cerca de 30% do total produzido”, explica Fernando Amorim da Silveira, CEO da Reivax.
Ele aponta que o México tem capacidade energética instalada de 12 GW de potência, o que representa uma oportunidade de crescimento nas vendas e parcerias — motivo principal para a busca da validação técnica dos produtos no país. “Com nossa entrada neste ano no mercado solar, temos certeza que este reconhecimento vai potencializar os novos negócios na região”, destaca o CEO.
A certificação é resultado da conferência de uma série de provas e validações técnicas que qualificam a empresa a fornecer sistemas em centrais elétricas do México que têm como pré-requisito a aprovação oficial de equipamentos pelo laboratório. No processo, a Reivax contou com uma parceira local, a Indústria Sigrama S.A de C.V, empresa de Torreon especializada na automação de processos industriais.
Segundo Alexandre Benitti, Gerente Comercial da Reivax, a conquista tende a impulsionar a presença da empresa na região no médio e longo prazo. “A relação da empresa com o país iniciou em 2007, quando recebemos o primeiro pedido de um sistema de regulação de tensão e disparo de pontes, modelo RTX 400 montado em rack. Em 2010, formalizamos parceria com a Indústria Sigrama na recuperação da Central Hidrelétrica Aguacate, localizada na República Dominicana e, desde então, foram firmados mais de 20 novos contratos para usinas hidrelétricas no México, incluindo sistemas de excitação, reguladores de velocidade e unidades hidráulicas de potência para centrais como as UHEs de Bombana (Yucatán) e La Amistad (Coahuila)”, conclui.
Fundada em 1987 em Florianópolis, a Reivax apresentou crescimento médio anual de 15% ao longo dos últimos cinco anos – e espera manter o patamar em 2021. Neste ano, a capacidade produtiva deve ser ampliada em 10% para atender as demandas contratadas. Ao todo, a companhia tem 177 colaboradores baseados em Florianópolis e nas filiais no Canadá e na Suíça.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES