Eyemobile: das vendas online em eventos ao acordo com uma gigante do comércio eletrônico

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Eyemobile: das vendas online em eventos ao acordo com uma gigante do comércio eletrônico

Empresa de Florianópolis, fundada por João Gustavo Pompeo (foto), desenvolveu soluções aplicadas no Rock In Rio e nas Olimpíadas de 2016

Empresa de Florianópolis, fundada por João Gustavo Pompeo (foto), desenvolveu soluções aplicadas no Rock In Rio e nas Olimpíadas de 2016 – mas era pouco conhecida em sua própria cidade, até ser adquirida pela GetNet. / Foto: Divulgação   


[FLORIANÓPOLIS, 17.05.2021]
Por Lúcio Lambranho, especial para o SC Inova 

Quando ainda era vendedor porta a porta de softwares para pequenas empresas, João Gustavo Pompeo da Cruz recebeu uma demanda sobre o uso da ferramenta para festivais de música. Ele sabia que a operação era inviável naquele momento, mas foi atrás de soluções que resultaram nos primeiros passos da Eyemobile, startup catarinense criada em 2012, em Florianópolis, e que assinou neste mês acordo de investimento com a Getnet, empresa de meios de pagamentos do Grupo Santander.

“Naquela hora a ideia se materializou na minha cabeça. Fui correndo para o Google com a visão que tinha tido e pesquisei impressoras portáteis bluetooth e elas existiam na China”, lembra o empreendedor. Para viabilizar o desenvolvimento, ligou para um colega, Lucas Moretto, convidando para ser parte do projeto: “disse que só tinha 4 mil reais da minha rescisão, ele abraçou o MVP e assim nascia o primeiro ponto de venda 100% mobile no Brasil, nativo em Android, antes mesmo da Square e do Clover surgirem no mercado americano com uma solução similar”.

Depois de alguns anos como freelancer, Lucas entrou na empresa em 2016 e se tornou diretor de Tecnologia. Pelo aplicativo desenvolvido por eles, era possível integrar a frente de caixa (PDV), comandas eletrônicas, software de gestão, notas fiscais e relatórios de vendas. 

A notícia da compra da Eyemobile pegou de surpresa muitos empreendedores do ambiente de startups de Florianópolis, que pouco sabiam sobre a trajetória de quase uma década da empresa, que se tornou especialista no desenvolvimento de interfaces e aplicativos de gestão de vendas e pagamentos móveis – especialmente para PMEs. 

CRESCIMENTO A PARTIR DA “EXPERIÊNCIA DE CONSUMO” EM GRANDES EVENTOS

“Nós nascemos com foco em acelerar a experiência de consumo em grandes eventos, desde então foram mais de 65 mil diferentes operações executadas, impactando quase 50 milhões de pessoas nesse período, com cases como Rock in Rio 2015 e 2017, Olimpíadas Rio 2016, Cirque du Soleil, e um calendário com mais de 300 feiras/ano, com nomes como Salão do Automóvel, Salão Duas Rodas, Comic Com e Bienal do Livro. Chegamos a ter mais de 60 funcionários nessa fase”, conta João Gustavo. 

Depois da fundação em 2012, a empresa teve apenas uma entrada de capital do sócio de Pompeo, Diego Florentino, como investidor seed em 2014. Os dois vão continuar na empresa mesmo com a nova operação com a Getnet. Pompeo como CEO e o Florentino apoiando na área estratégica – ao todo, a equipe da Eyemobile tem 20 colaboradores.

Aplicativo da Eyemobile integra a frente de caixa (PDV), comandas eletrônicas, software de gestão, notas fiscais e relatórios de vendas. / Foto: Divulgação

“Nossos planos são de acompanhar a Getnet em sua expansão mundo, com a cisão do Santander, e os objetivos de abertura na bolsa de valores com a PagoNXT, teremos a oportunidade de impactar ainda mais a vida de empreendedores com nossas soluções”, projeta Pompeo. 

A partir do final de 2018, Eyemobile começou sua entrada no varejo, com o objetivo de se consolidar como SaaS. “Trouxemos o conceito ‘Apple-like’ de vendas para grandes varejistas de shoppings, como a Dengo Chocolates, derrubando o modelo tradicional de caixa fixo na loja, e empoderando os atendentes com POS digitais, e nosso PDV mobile. Com a pandemia, escalamos nosso modelo de atuação para o online se tornando omnichannel, oferecendo novas jornadas de compras digitais, como autoatendimento por QR CODE em mesas, honest market (modelo de conveniência e autoatendimento), delivery e take-away”, explica o CEO da Eyemobile. 

Para Pompeo, a pandemia mostrou para todo empreendedor que da noite para o dia os clientes poderiam sumir. “Por isso investimos fortemente na fidelização, através da oferta de promoções e vouchers de desconto, cashback e gift cards nas nossas soluções”.

“Hoje nossa missão está clara, ser o braço direito de todo microempreendedor e PME, com um modelo full service, em uma plataforma one-stop-shop de vendas, que envolve toda gestão do negócio, além de conta digital e meios de pagamentos”, completa. 

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