Cidade e Tecnologia – Florianópolis

Voce está em :Home-Agenda-Cidade e Tecnologia – Florianópolis

Cidade e Tecnologia – Florianópolis

22

NOV

Florianópolis vem sendo chamada de “Ilha do Silício”, devido à expansão do setor tecnológico na capital catarinense. Mas o que, de fato, vem sendo pesquisado e o que tem sido aplicado de recursos tecnológicos nas áreas de políticas públicas em Florianópolis? Essas questões serão apresentadas no seminário ‘Cidade e Tecnologia – o que é que Floripa tem?’, que acontece no dia 22 de novembro, das 13h30 às 19h, no auditório da Softplan no Sapiens Parque.

O evento reunirá pesquisadores, gestores, empresários, representantes organizações sociais e executivos de grandes instituições em debates que envolvem as áreas de tecnologia, construção civil, infraestrutura, mobilidade, sustentabilidade e participação social. A iniciativa é da Softplan, uma das maiores empresas do Brasil no desenvolvimento de softwares de gestão, e do Movimento Traços Urbanos, formado por um grupo transdisciplinar de pessoas que atuam para a transformação da cultura urbana a partir da revitalização de diversas regiões da cidade, de forma voluntária.

“O objetivo deste encontro é apresentar os recursos tecnológicos nas áreas de construção, sustentabilidade, arquitetura e políticas públicas. A partir desta capacidade já instalada, conhecer esses resultados, levantar outras demandas e discutir novas possibilidades que podem ser desenvolvidas aqui”, explica a engenheira ambiental Maria José Abramo Gomes, membro do Movimento Traços Urbanos.

As inscrições são gratuitas, mas são propostas duas formas de contribuições (R$ 20 e R$ 50 + taxas) para quem quiser colaborar para a construção de uma praça na comunidade do Monte Serrat, bairro de abrangência das ações do Movimento Traços Urbanos. Informações e inscrições: goo.gl/W6NmxK

Confira a programação:

13h30 – Recepção e Abertura

14h30 – Primeiro Painel: Participação Cidadão Social

  • Participantes:
    • Participação Cidadão: Nicole Franco – Diretora de Operações do Snapgood e Carlos Augusto Alperstedt – Diretor de Investimento na SCPre.
    • Observatório de Inovação Social – Dra. Graziela Dias Alperstedt – Professora e Pesquisadora na Universidade do Estado de Santa Catarina
    • Política Social: ICom – Mariane Maier Nunes – Gerente Executiva e Diretora do Social Good Brasil
    • Mediador: Eng. Olavo Kucker – Presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e Diretor DUX Arquitetura e Engenharia

 

15h30 – Coffee Break

16h – Segundo Painel: Mobilidade e Infraestrutura Urbana

  • Participantes:
    • Mobilidade: Rodolfo Guidi – Engenheiro, Coordenador Técnico do Consórcio Fênix, mestre em Transport Planning and Management, especialista em ITS (Intelligent Transport Systems), ex-membro da Transport Planning Society, Transport Economists’ Group e da Sign Design Society.
    • Infraestrutura: Marcus J. Rocha – Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, e Eng. Olavo Kucker – Presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e Diretor DUX Arquitetura e Engenharia.
    • Sustentabilidade: Arq. Andrea Triana – Diretora DUX Arquitetura e Engenharia Bioclimática. Pesquisadora LabEEE – PhD Visiting Research Student Oxford Brookes
    • Mediador: Maria José Abramo Gomes – Engenheira Ambiental

17h – Palestra Softplan: O que a tecnologia está fazendo para ajudar as cidades?

  • ​​Palestrante: Marcus Vinícius Anselmo – Diretor de Novos Negócios da Softplan

17h40 – Palestra: O que Floripa tem? Como Florianópolis está trabalhando o incentivo à tecnologia e como está usando a tecnologia para a gestão da cidade?

  • Palestrante: Marcus J. Rocha, Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

18h15 – Palestra: Cidades, Inovação, Empreendedorismo, Conectividade, Sustentabilidade: O que tudo isso tem em comum?

  • Palestrante: Altair Assumpção – Sócio Mindset Ventures, Conselheiro da empresa TECVERDE, do IDS – Instituto Democracia e Sustentabilidade e da InovAmfri – Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí.