Startup de Florianópolis identificou aumento de 310% nas oportunidades para desenvolvedores em 2020 – e pegou carona nesta demanda, ao dobrar equipe e planejar grande expansão neste ano.
[FLORIANÓPOLIS, 27.01.2021]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
A GeekHunter, plataforma especializada na contratação de profissionais de tecnologia com sede em Florianópolis (SC), observou um crescimento de 310% em novas oportunidades de trabalho para desenvolvedores de software desde o início de 2020. A base da empresa, fundada pelos sócios e irmãos Tomás e Celso Ferrari, conta com mais de 130 mil profissionais de tecnologia cadastrados e 7,6 mil empresas anunciando vagas.
Com a perspectiva de que o mercado de tecnologia continue crescendo, a startup projeta um crescimento de faturamento de 300% em 2021, em comparação com 2020, além de dobrar o número de funcionários.
E foi justamente o resultado que a startup alcançou no ano da pandemia, quando a equipe passou de 25 para 50 pessoas. “Diante aos grandes desafios impostos pela pandemia, houve crescimento repentino na transformação digital e isso impulsionou ainda mais a busca por esses profissionais. Apesar de muitas pessoas terem sido dispensadas nos inúmeros setores, a demanda de empregos para desenvolvimento de software é muito forte”, afirma o CEO Tomás Ferrari.
Dois mercados que sentiram a pressão por vagas foram os de saúde (healthtechs) e educação (edtechs), obrigadas a ampliar seus times de TI em pouco tempo. “Em termos de base de profissionais, o objetivo é crescer em 30% os volumes de empresas contratando e profissionais cadastrados, entre Desenvolvedores, Data Science e novas carreiras tech”, ressalta.
Em 2019, a startup captou investimento de R$ 2 milhões da 42K Investimentos, com participação do grupo Gávea Angels, Bossa Nova e Hangar 8. Em 2016, foi uma das primeiras a receber aporte da Rede de Investidores Anjo de Santa Catarina (RIA SC). Mas por enquanto, não há planos para uma nova rodada, diz o CEO.
TRÊS EM QUATRO VAGAS SÃO PARA TRABALHO REMOTO
A GeekHunter também percebeu a evolução na oferta de vagas remotas desde fevereiro de 2020, quando eram em média 25% do total. Com a pandemia, o número cresceu mês a mês e, em novembro, já correspondia a 75% das posições abertas na plataforma. “O trabalho remoto gerou uma grande mudança de paradigma nas empresas e permite que elas acessem um pool maior de candidatos em nível nacional. Com o aumento expressivo da demanda por profissionais na área de tecnologia, a oferta de vagas remotas passa a ser estratégica”, avalia Ferrari.
A projeção da startup para 2021 indica que 85% das vagas abertas em tecnologia serão flexíveis, ou seja, trabalho remoto e presencial. Mesmo com uma possível mudança no cenário, incluindo a retomada do trabalho presencial pós-pandemia, as vagas em tecnologia deverão se manter em um patamar mínimo de 60% com profissionais remotos.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES